Após a oficialização dos candidatos ao Executivo e Legislativo de Uberlândia, o dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral gratuita. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
O dia 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido. A fiscalização de propaganda eleitoral pode ser feita por todos os cidadãos ou candidatos que, se tiverem conhecimento da ocorrência de irregularidades, devem denunciar à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral.
Os juízes eleitorais ou os juízes designados pelos tribunais regionais eleitorais nos municípios com mais de uma zona têm o poder de polícia para inibir qualquer prática irregular ou ilegal de propaganda eleitoral. As eleições estão marcadas para acontecer no dia 6 de outubro, com possível segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Os partidos têm até o próximo dia 15 de agosto para registrar as candidaturas.
CANDIDATOS EM UBERLÂNDIA
Os candidatos que vão concorrer à Prefeitura de Uberlândia nas eleições de 2024 já foram confirmados. Os nomes foram oficializados ao longo dos últimos dias e o Diário preparou uma lista (em ordem alfabética) com o perfil de cada candidato a prefeito(a) e vice-prefeito(a). Confira abaixo.
• Dandara Tonantzin e Geraldo Jabbur
A oficialização da candidatura de Dandara Tonantzin (PT) a prefeita de Uberlândia aconteceu no dia 28 de julho, junto ao candidato a vice-prefeito Geraldo Jabbur (PSD). Dandara tem 30 anos de idade e nasceu em Gurinhatã (MG). Ela iniciou sua carreira na política em 2020, quando ocupou uma cadeira da Câmara Municipal de Uberlândia como vereadora. Dois anos depois, foi eleita deputada federal, cargo que ocupa atualmente. Conhecida por sua atuação em defesa da educação, direitos humanos e igualdade racial, Dandara propõe ampliar políticas de inclusão social, fortalecer a educação pública, e promover ações de igualdade de gênero e raça.
O vice Geraldo Jabbur (PSD) foi vereador por quatro mandatos em Uberlândia e eleito por três vezes presidente da Câmara Municipal da cidade. Em sua gestão, democratizou o acesso ao Poder Legislativo, criou as sessões itinerantes com a Câmara de Vereadores nos bairros, e a TV Legislativa.
• Daphiny Oliveira e Jorge Silva
Pelo PRTB, Daphiny Oliveira, de 41 anos, foi oficializada como candidata a prefeita de Uberlândia no dia 2 de agosto, junto ao candidato a vice-prefeito Jorge Silva (PRTB) de 56 anos, pela coligação “A Uberlândia para quem precisa”.
Daphiny é diarista e mãe de dois filhos. Sem experiência política anterior, ela destaca sua vivência como cidadã e usuária dos serviços públicos da cidade. Com isso, a candidata pretende trazer uma nova perspectiva à política, com foco em transparência, inclusão social e melhoria dos serviços públicos.
Ao seu lado, está Jorge Silva, de 56 anos, casado, pai de três filhos e profissional na área de eventos. Segundo o partido, o candidato a vice-prefeito complementa a chapa com habilidades em coordenação e engajamento comunitário.
• Gilberto Cunha e Gislane Caixeta
O candidato Gilberto Cunha (PSTU) é professor de história e militante do partido PSTU desde 1994. A oficialização como candidato à prefeitura aconteceu no dia 28 de julho, em convenção online. Ele tem longa trajetória em movimentos sociais e sindicais. Além disso, defende a ampliação dos direitos dos trabalhadores, reforma urbana e maior participação popular nas decisões do governo.
Como vice, o partido lançou Gislane Caixeta, que é técnica administrativa e militante da Central Sindical e Popular Conlutas e no Movimento Mulheres em Luta (MML).
• Leonídio Bouças e Gustavo Galassi
Leonídio Bouças (PSDB/Cidadania), de 62 anos, anunciou sua candidatura a prefeito de Uberlândia nesta segunda-feira (5), ao lado do candidato a vice-prefeito Gustavo Galassi Gargalhone (Republicanos), pela coligação “Uberlândia pode mais”. Leonídio iniciou sua carreira política como vereador em 1988 e atualmente está em seu sexto mandato como deputado estadual. Já atuou em diversas secretarias municipais e estaduais. Suas propostas incluem fortalecer a saúde pública, melhorar a segurança e incentivar o desenvolvimento econômico local.
O vice Gustavo Galassi Gargalhone, neto do ex-prefeito Virgílio Galassi, é formado em agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), empresário e foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, na gestão 2018/2020.
• Paulo Sérgio e Vanderlei Pelizer
Paulo Sérgio (PP) também oficializou sua candidatura a prefeito de Uberlândia nesta segunda-feira (5), junto ao candidato a vice-prefeito Vanderlei Pelizer (PL). Atualmente, Paulo Sérgio é vice-prefeito de Uberlândia. O político de 59 anos é natural de Uberlândia e possui formação em Engenharia Civil e Administração pela UFU. Em sua trajetória atuou como secretário de Indústria e Comércio, Trânsito e Transportes, e Desenvolvimento Econômico e foi diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
O vice Vanderlei Pelizer (PL), de 58 anos, é natural de Uberlândia, casado e tem dois filhos. Profissional da área de Tecnologia da Informação, com mais de 30 anos de atuação no mercado, começou seus estudos em escolas públicas de Uberlândia. Sua atuação mais direta na política começou com a participação em movimentos políticos em 2013. Já em 2020, foi convidado a integrar o time de assessores do atual deputado estadual Cristiano Caporezzo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Eleições 2024: veja o perfil dos candidatos à Prefeitura de Uberlândia