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13/08/2024 às 18h02min - Atualizada em 13/08/2024 às 18h02min

Uberlândia: reclamações contra a Cemig aumentam em julho

No acumulado do ano, foram registradas 328 queixas, sendo uma média de 46 por mês

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Moradores de Uberlândia enfrentam problemas com quedas de energia e oscilações de tensão | Foto: Agência Brasil

Em julho de 2024, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou 55 reclamações contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Uberlândia. No acumulado do ano até julho, foram registradas 328 queixas, uma média de 46 por mês.

De acordo com os dados, o mês de julho teve a maior quantidade de ocorrências durante o período. Nos meses anteriores, o levantamento aponta os seguintes números: janeiro (44 queixas), fevereiro (38), março (52), abril (37), maio (53) e junho (49). 

As reclamações mais frequentes envolvem problemas como conexão de microgeração, falta de energia, oscilação de tensão e cobranças irregulares. 

Em entrevista ao Diário, Leda Lucia Arantes Correa, autônoma de 65 anos, moradora do bairro Karaíba, relatou problemas recorrentes com quedas de energia. “No bairro, nossos problemas são constantes. A queda de energia foi muito frequente no começo de 2024 e no ano passado, uma atrás da outra. Disjuntor que queima e demora a ser trocado, e também o atendimento está muito ruim, é difícil falar com a Cemig por telefone”, afirmou.

Karina Carvalho Sales é outra moradora da cidade que enfrentou um episódio crítico em julho após se mudar para o bairro Saraiva. Segundo ela, uma explosão na rede elétrica afetou o prédio em que ela reside. 

“Estava tranquila na cozinha quando vi uma explosão na minha rua. A energia começou a oscilar, e os eletrodomésticos começaram a ligar e desligar. Tivemos que tirar tudo da tomada. Horas depois a Cemig resolveu a situação”, disse. 

Em resposta às queixas, a Cemig informou que está investindo na ampliação e modernização de seus canais de atendimento, além de atuar na melhoria da qualidade do fornecimento de energia em Uberlândia e em toda a região do Triângulo Mineiro. 

A companhia afirmou também que está implementando um plano de investimentos na região, que prevê a construção de novas subestações, modernização da rede elétrica e substituição de equipamentos. Até 2027, a previsão é construir mais 18 subestações, sendo duas em Uberlândia, além de expandir e modernizar 513 km de linhas de distribuição.

OUTROS DADOS
Conforme apontam os dados da Aneel, de janeiro a julho de 2023, foram registradas 378 reclamações, representando uma redução de 13% em comparação com o mesmo período deste ano. Já em todo o ano de 2022, foram contabilizadas 558 queixas contra a Cemig, número que subiu para 825 ao longo de 2023. 



*O Diário errou ao informar que a média de reclamações contra a Cemig no acumulado do ano, entre janeiro e julho, foi de 57 queixas por mês. Na verdade essa média mensal foi de 46 reivindicações registradas por consumidores junto à Aneel.


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