Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/01/2024 às 19h50min - Atualizada em 08/01/2024 às 19h50min

Secretaria de Saúde estabelece redução da lista de espera de cirurgias e exames como prioridade em 2024

De acordo com relatório do Ministério Público, cidade tem mais de 300 mil pessoas aguardando exames de saúde

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pasta informou que, inicialmente, o trabalho será focado nos pacientes que estão na classificação vermelha | FOTO: Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), que a redução da lista de espera de cirurgias e exames ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das prioridades para o ano de 2024. O comunicado foi repassado pelo novo secretário da pasta, Adenilson Lima e Silva, durante uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo. 

 

Na cerimônia, Adenilson enfatizou a urgência em atender às necessidades da população, especialmente no que diz respeito aos serviços médicos impreteríveis. Segundo o secretário, inicialmente, o trabalho será focado nos pacientes que estão na classificação vermelha das listas. 

 

De acordo com uma recomendação protocolada no final de 2023 pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), Uberlândia tem mais de 300 mil pessoas aguardando exames de saúde. Os órgãos solicitaram a divulgação da lista de espera de pacientes que aguardam a realização de exames e cirurgias ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido tem como objetivo dar mais transparência à população acerca da saúde, garantindo o acesso às informações e tirando as dúvidas de pessoas que aguardam há anos pelos procedimentos no município.

 

"Estamos concentrando esforços nas listas de espera, direcionando atenção especial aos pacientes em estado crítico. Iniciamos um programa piloto sobre as cirurgias de útero, exames como tomografia, colonoscopia e endoscopia, com o objetivo de priorizar esses casos. Todos os pacientes serão contatados por telefone para atualizarmos nossas listas, permitindo uma triagem mais precisa. Em seguida, nossa meta é dar prioridade aos pacientes que necessitam de atendimento imediato", informou o secretário de Saúde.

 

Ainda durante a coletiva, o prefeito Odelmo Leão expressou preocupações sobre a sustentabilidade do município diante do atual cenário de arrecadação, um dos desafios enfrentados pela pasta da Saúde, segundo o chefe do Executivo.

 

Odelmo ressaltou ainda que alguns procedimentos de média e alta complexidade não são atribuições do município, apesar de estarem sendo realizados pelo Hospital Municipal de Uberlândia. “Tratamentos oncológicos, cirurgias ortopédicas e cardíacas e cateterismos não estão diretamente vinculados à função municipal, mas são assumidos para evitar o sofrimento da população. Só o município não suporta tudo isso, é necessário auxílio do Estado e da União”, explica. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

MUDANÇA

Adenilson assumiu a Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda (8), após a vaga ser deixada por Clauber Lourenço, que foi exonerado no fim de dezembro do ano passado. Clauber ocupava o cargo desde janeiro de 2023 e, antes de ser nomeado secretário, atuava como coordenador da rede de urgência e emergência municipal. Na época, o médico foi convocado em substituição a Gladstone Rodrigues, que solicitou a saída do cargo

 

Antes da oficialização, a pasta de Saúde estava sendo comandada, de forma interina, pelo atual secretário Municipal de Governo e Comunicação, Marco Túlio de Castro Caliman.

 

O médico Adenilson Lima já atuou como secretário adjunto de Saúde de Uberlândia de 2006 a 2012. Também foi secretário de Saúde do município de Catalão de 2013 a 2014. Formado em Medicina pela UFU e pós-graduado em Medicina Interna e Cardiologia, o servidor já ocupou o cargo de chefe do Pronto Socorro do HC-UFU, entre 2015 e 2018. Atualmente, ele atua como médico plantonista da Sala de Emergências do Hospital, sendo ainda preceptor do Internato e Residência Médica de Cardiologia e da Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia.


VEJA TAMBÉM:

​• 
Ministério Público recomenda que Prefeitura divulgue lista de espera de cirurgias e exames de saúde

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90