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10/10/2023 às 14h41min - Atualizada em 10/10/2023 às 14h41min

Concessionária assume gestão do aeroporto de Uberlândia; obras de melhorias devem começar em 2024

Aena assumiu operação nesta terça (10); empresa visa projetos para ampliação e modernização do aeródromo

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O contrato, assinado em março, prevê 30 anos de administração pela multinacional espanhola | Foto: Matheus Zerbini

A Aena Desarollo Internacional assumiu, nesta terça-feira (10), a administração do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato de Uberlândia. De acordo com a empresa, as obras de melhorias devem começar no segundo semestre de 2024 com previsão de entrega em 2026.

 

Entre janeiro e agosto deste ano, 716 mil passageiros passaram pelo terminal. Para atender a demanda, a concessionária investirá em projetos para deixar o local mais seguro, sustentável e confortável aos visitantes. Até o mês de dezembro, a Aena deverá entregar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o anteprojeto com planos para ampliação e modernização do aeródromo

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Durante a realização das obras, a empresa planeja uma conexão mais rápida à internet wi-fi, com mais tempo de uso livre aos passageiros. Desde junho, a concessionária tem feito o processo de transição da gestão aeroportuária, que conta com várias etapas.

 

O primeiro passo foi a apresentação dos planos operacionais, de treinamento de pessoas e a comunicação com a comunidade aeroportuária, que engloba todas as empresas que atuam nos aeroportos e seus colaboradores. Depois disso, foi realizado o período de operação assistida, ocasião em que a concessionária atuou em conjunto com os atuais gestores da Infraero.

 

O Aeroporto de Uberlândia é o primeiro do conjunto de aeródromos arrematados pela Aena a ser controlado pela empresa. O contrato, assinado em março,  prevê 30 anos de administração pela multinacional espanhola. A estimativa é que somente o aeródromo de Uberlândia receba um investimento de R$ 430 milhões durante o período da concessão.

 

Até o dia 30 de novembro, os outros 11 aeroportos passarão a ser geridos pela multinacional, conforme o cronograma abaixo:

 

• 13/10 – Campo Grande (MS)

• 17/10 – Congonhas, em São Paulo (SP)  

• 07/11 – Ponta Porã (MS)  

• 10/11 – Corumbá (MS)  

• 13/11 – Uberaba (MG)  

• 16/11 – Montes Claros (MG)  

• 21/11 – Marabá (PA) 

• 24/11 – Carajá (PA) 

• 27/11 – Santarém (PA)

• 30/11 – Altamira (PA)

 

RELEMBRE

A concessão do aeroporto de Uberlândia foi alvo de um impasse em outubro do ano passado, após o Ministério Público Federal (MPF) mover uma ação na Justiça, solicitando a suspensão da concessão do espaço. Segundo o órgão, foram constatadas irregularidades no processo licitatório do aeródromo, que já havia sido leiloado à iniciativa privada em agosto.

 

Dentre os itens citados pelo MPF, estava o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do aeroporto, que apresentou inconsistências que macularam o processo licitatório. O levantamento teria indicado um Valor Presente Líquido (VPL) negativo para os três aeroportos que compõem o bloco de Minas Gerais.

 

Outra inconsistência apontada diz respeito ao não atendimento das necessidades de atendimento logístico de Uberlândia, bem como a não retratação da situação econômica atual e para os próximos 30 anos da cidade. Segundo o MPF, há ausência de previsão de internacionalização do aeroporto e outros investimentos para a ampliação de sua capacidade operacional, como a implementação de um terminal de cargas de ampliação de estrutura para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.



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