Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/07/2023 às 12h00min - Atualizada em 29/07/2023 às 12h00min

Uberlândia gera mais de 2 mil vagas de emprego no primeiro semestre

Setor de Serviços lidera índice de contratações; cidade fechou mês de junho com saldo positivo

KAUÊ ALTRÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 71.470 admissões e 69.438 desligamentos | Foto: SECOM/PMU
Uberlândia encerrou o primeiro semestre de 2023 com saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 71.470 admissões e 69.438 desligamentos, uma variação de 2.032 novas vagas formais de trabalho. O setor de Serviços liderou o índice de contratações durante o período.

Ainda de acordo com o levantamento, a cidade teve um recuo de cerca de 3% no número de vagas criadas, se comparado com o primeiro semestre de 2022. No ano anterior, ocorreram 70.538 admissões e 68.454 encerramentos de vínculos empregatícios, um saldo positivo de 2.084 novos postos de trabalho.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Conforme avalia a economista Roberta da Mata, mesmo com a queda, a quantidade de contratações é superior em 2023, o que representa o avanço dos setores econômicos. Segundo ela, a tendência é que o cenário continue melhorando nos próximos meses.

“Tivemos uma baixa dos juros neste ano. Espera-se que haja mais uma queda, o que fará com que o mercado aqueça e as empresas consigam pegar mais crédito e investir em contratações”, explicou.

SETORES
O setor de Serviços lidera o índice de novos postos de trabalho no primeiro semestre do ano, com 1.117 vagas de emprego. Durante os meses de janeiro a junho, o setor realizou 36.736 contratações e 35.619 desligamentos. O segmento se manteve em primeiro lugar no número de admissões nos últimos dois anos.

Outro setor que teve destaque durante o período, foi o de Construção, que registrou saldo positivo de 865 vagas. Em terceiro lugar aparece o setor da Indústria, que fechou o semestre com 731 novas oportunidades. Os três segmentos apresentaram, ao todo, 2.713 novos postos de trabalho.

Os setores Agropecuário e Comércio foram os que mais registraram desligamentos entre janeiro e junho, com saldo negativo de 451 e 230 vagas, respectivamente.

JUNHO
Observando os dados do último mês, o relatório do Caged aponta que a cidade fechou junho com saldo positivo de 240 novas oportunidades de emprego, com 11.465 admissões e 11.222 desligamentos. O cenário é diferente do computado no mês de maio, quando o município teve saldo negativo de 97 postos de trabalho.

O levantamento ainda aponta que o setor de Indústria foi o que mais criou oportunidades, com 105 novas vagas. Em seguida, está o Comércio que gerou 83 novas vagas de emprego. Os setores de Serviços (28), Construção (14) e Agropecuária também apresentaram resultado positivo no mês de junho.

Para a economista Roberta da Mata, o saldo positivo dos segmentos acontece em razão das comemorações sazonais, especialmente pelas festas juninas. “O comércio em Uberlândia, apesar de tudo, está aquecido. Aqui, em junho, temos uma forte tradição das festas juninas e isso influenciou o saldo positivo nesse mês. Elas aquecem muito o mercado de roupas, festas e comida. Esse aumento no movimento auxilia na demanda por contratação”, finalizou.


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90