Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/07/2023 às 12h00min - Atualizada em 02/07/2023 às 12h00min

Uberlândia fecha mês de maio com saldo negativo de empregos; agropecuária lidera índice de desligamentos

Cidade registrou 12.100 contratações e 12.188 dispensas, uma variação de -88 postos de trabalho

VINÍCIUS LEMOS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em contrapartida, setores de serviços e comércios registraram saldo positivo de vagas | Foto: Agência Brasil

Uberlândia fechou o mês de maio com saldo negativo de vagas de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Durante o período, foram 12.100 admissões e 12.188 desligamentos, uma variação negativa de 88 vagas formais. O setor de agropecuária lidera o índice de encerramento de vínculos empregatícios na cidade.

 

Conforme aponta o levantamento do Caged, a agropecuária registrou 458 contratações e 846 desligamentos, um saldo negativo de 388 vagas de emprego. Os setores de serviços e comércio também tiveram uma variação negativa na geração de empregos, com 86 e 18 desligamentos a mais que admissões, respectivamente. 

 

Os dados revelam ainda que maio foi o segundo mês do ano que registrou mais dispensas do que contratações, ficando atrás de janeiro quando a cidade obteve saldo negativo de 1.102 postos de trabalho. 

 

O economista Guilherme Silva Araújo explica que o grande número de desligamentos no setor agropecuário pode estar ligado a questões sazonais das plantações. Segundo ele, o cenário já é algo esperado em determinados momentos. “Esse movimento está ligado ao fator sazonal, como fim de período de plantio. Na agropecuária, os fatores sazonais são muito importantes”, explicou.


Em contrapartida, a construção e indústria foram destaque positivo na geração de postos de trabalho. O primeiro setor realizou 1.425 admissões e 1.128 desligamentos, uma variação de 297 vagas. Já o segundo grupo registrou 1.308 contratações e 1.201 dispensas, sendo um saldo de 107 oportunidades de emprego.

 

De acordo com Guilherme Araújo, os resultados positivos ajudam a equilibrar a economia local. “São setores importantes para a cadeia em geral, uma vez que puxam outras atividades na cidade”, frisou.


De janeiro a maio de 2023, Uberlândia teve um aumento de 5,3% na geração de vagas, se comparado aos cinco primeiros meses de 2022. Foram gerados 1.793 postos de trabalho neste ano, enquanto no período anterior foram 1.704. Para o economista, o cenário revela estabilidade no mercado de trabalho do município.

“O mercado de trabalho de Uberlândia mostra certa estabilidade, em razão dos resultados positivos em setores que têm efeito multiplicador importante”, finalizou. 



• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90