Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/06/2023 às 09h40min - Atualizada em 02/06/2023 às 09h40min

Influenciador condenado a 18 anos de prisão é solto, em Uberlândia

Lohan Ramires estava preso desde maio de 2022 pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e falsidade ideológica

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Lohan foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Uberlândia para cumprimento das penas em regime inicial fechado I Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Preso há pouco mais de um ano por crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e falsidade ideológica, o influenciador digital Lohan Ramires foi solto nesta sexta (2), após um alvará concedido pela Justiça. Lohan foi condenado a 18 anos de prisão pela 1ª Vara Criminal de Uberlândia, com cumprimento das penas em regime inicial fechado.

O acusado foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em maio de 2022. De acordo com a condenação, Lohan e
o médico Leonardo Pinder emitiram cerca de 63 declarações falsas em receitas médicas, com o objetivo de facilitar a compra do medicamento Genotropin (Somatropina), o hormônio do crescimento popularmente conhecido como "GH".

Entre maio de 2019 e agosto de 2021, os dois prescreveram, adquiriram e venderam o medicamento em desacordo com a determinação legal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
O médico Leonardo Pinder teve a liberdade provisória concedida, em maio do ano passado, mediante ao uso de tornozeleira eletrônica.

Durante o cumprimento da "Operação Má Influência", a Polícia Civil encontrou na casa de Lohan Ramires diversas notas fiscais relativas a compras de medicamentos de vendas controladas, os anabolizantes. As investigações apontaram ainda que o influenciador teria importado de forma clandestina da Espanha um frasco de um fármaco sem registro no órgão de vigilância sanitária. 

A produção do Diário procurou a defesa de Lohan para comentar a nova decisão da Justiça. O advogado dele informou, no entanto, que a defesa não irá se manifestar neste momento.  


AUXÍLIO EMERGENCIAL
O influenciador recebeu ainda 16 parcelas do auxílio emergencial. O benefício foi instituído pelo Governo Federal durante a pandemia de covid-19 para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o Portal de Transparência do Governo, ao todo, o condenado recebeu do programa cerca de R$ 5,7 mil.

Conforme apurado pelo Diário, Lohan começou a receber o auxílio em abril de 2020, quando o programa foi lançado. A última parcela paga ao influenciador foi em outubro de 2021. De acordo com a Polícia Civil, análises de dados bancários e outras provas demonstraram movimentação incompatível com a renda declarada pelo investigado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Influenciador digital é preso durante operação policial em Uberlândia

Influenciador de Uberlândia preso em operação recebeu 16 parcelas do auxílio emergencial

Influenciador digital será indiciado por tráfico de drogas, falsificação de produtos farmacêuticos, falsidade ideológica e outros crimes

Influenciador de Uberlândia é condenado a 18 anos de prisão


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90