Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/04/2023 às 14h20min - Atualizada em 14/04/2023 às 14h20min

Onze toneladas de queijos com larvas e fezes de ratos são apreendidas em Minas

Produtos, geralmente comercializados em Uberlândia e Brasília, foram localizados em uma fazenda em Riachinho (MG)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Produtos foram localizados em tambores e caixas d’água, em local descoberto, a céu aberto I Foto: DIVULGAÇÃO
A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMAmb) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apreenderam 11 toneladas de queijos artesanais acondicionados em meio a larvas e fezes de ratos, em uma fazenda em Riachinho, noroeste de Minas Gerais. Segundo informações das autoridades policiais, os queijos estavam sendo conservados com a utilização de salmoura e, após serem lavados, eram comercializados nos grandes centros, principalmente em Uberlândia e Brasília.

Outros 400 kg foram encontrados em um veículo com o dono dos produtos. A ação foi realizada nesta sexta-feira (14). O proprietário do veículo e dos queijos foi autuado pelo IMA, preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Unaí/MG. Todas as 11,4 toneladas do produto foram apreendidas e destinadas para destruição nos aterros controlados de Bonfinópolis de Minas e Unaí (MG).

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

DENÚNCIA ANÔNINA
Segundo informações da PMAMb, os militares e o IMA receberam informações de que, na zona rural do município, em uma casa abandonada estaria ocorrendo acondicionamento inadequado de queijo.

Ao chegarem no local da denúncia, constataram que havia o armazenamento inadequado de 8.000 kg de queijo artesanal em tambores e caixas d’água, em local descoberto, a céu aberto, debaixo de árvores, sem condições básicas de higiene, e com presença de fezes de ratos e uma grande quantidade de larvas.

Algumas peças de queijo que não poderiam ser comercializadas, estavam sendo trituradas para serem reintroduzidas novamente no mercado. Também foi verificado que, naquela propriedade, em outro momento, foram apreendidos 3.000 kg de queijo artesanal nas mesmas condições verificadas no momento da fiscalização.

ABORDAGEM E PRISÃO
Durante a fiscalização, os militares abordaram o veículo do proprietário dos queijos artesanais, que transportava clandestinamente 400 kg do produto, acondicionados de forma inadequada, sem acondicionamento térmico, sem rótulo e fora dos parâmetros e normas sanitárias, que seria comercializado no município de Bonfinópolis de Minas/MG.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90