Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2023 às 18h40min - Atualizada em 27/03/2023 às 18h40min

Secretaria de Saúde confirma epidemia de dengue em Minas Gerais

Estado tem mais de 35 mil casos confirmados da doença; Uberlândia tem 3,9 mil contaminações suspeitas e três mortes neste ano

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uberlândia acumula 3,9 mil contaminações suspeitas e três mortes neste ano I Foto: PIXABAY

O Governo de Minas Gerais confirmou, nesta semana, que o estado vive uma epidemia de dengue. Segundo o levantamento mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até 20 de março, mais de 35 mil casos de dengue foram confirmados no estado, com um total de 105 mil notificações suspeitas da doença. Em Uberlândia, de acordo com o último informe epidemiológico, 3,9 mil casos suspeitos foram contabilizados, com três mortes confirmadas até o momento.
 
De acordo com a secretaria, as causas do aumento das taxas de incidência da dengue estão ligadas à circulação viral, maior população de mosquitos transmissores e à disponibilidade de pessoas suscetíveis a adoecer. Ainda conforme a SES, as epidemias por dengue apresentam um padrão quase regular de picos epidêmicos que se repetem a cada três anos, tendo o fenômeno sendo observado em 2010, 2013, 2016 e 2019 e este ano em Minas.
 
O Aedes aegypti é uma espécie domiciliada e encontra um ambiente favorável nas casas. Pesquisas apontam que cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios. Além dos fatores climáticos e ambientais, como volume de chuvas e altas temperaturas, outros aspectos também favorecem a procriação do mosquito, tais como acúmulo de lixo, caixas d’água destampadas, piscinas não utilizadas ou sem manutenção, garrafas, recicláveis e inservíveis, entre outros tipos de reservatórios para guardar águas acessíveis ao Aedes aegypti.
 
Em coletiva realizada na manhã desta segunda (27), o governador Romeu Zema (Novo) falou sobre as medidas tomadas pelo Estado para combater a doença em Minas Gerais. Segundo ele, as unidades regionais de saúde estão capacitando as equipes municipais para aperfeiçoar o manejo clínico das pessoas acometidas pelas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
 
"A questão tem nos preocupado muito nesse final de verão de 2023. Estamos com um surto que é preocupante, e que vai demandar uma série de medidas que já estão em andamento. Nessa altura do campeonato, não há muito o que se fazer com medidas preventivas, já que o período chuvoso passou e os mosquitos estão soltos. Tivemos atraso na aquisição do inseticida, que é sempre feito pelo Governo Federal. Deveria ter chegado e até o momento não chegou. O mundo ainda está vivendo as consequências da pandemia com a falta de matérias primas, e isso deve ter contribuído para essa falta", disse.
 
CASOS EM UBERLÂNDIA
Em 2023, Uberlândia já registrou 3.940 casos de dengue. Em todo o ano de 2022, a cidade teve 4.866 notificações da doença. Os dados epidemiológicos apontam que o número de mortes causadas pela enfermidade neste ano quase se aproximam a todo o ano passado. Até o momento, foram três óbitos confirmados pelas autoridades de saúde, enquanto a doença vitimou 6 pacientes entre janeiro e dezembro de 2022.
 
Em relação às cidades do Triângulo Mineiro, o município de Uberlândia lidera o ranking com mais casos notificados de dengue. Em seguida, aparecem Uberaba (2.942), Ituiutaba (1.769), Patos de Minas (894), Patrocínio (665), Araguari (218) e Araxá (73).
 
CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS
Além da dengue, a chikungunya também avançou Uberlândia. Em 2022, Uberlândia terminou o ano com seis contaminações de chikungunya, enquanto neste ano a quantidade de casos suspeitos é de 11, sem nenhum óbito. O zika vírus permanece da mesma forma. Em 2022 e 2023, nenhum caso foi registrado.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Uberlândia registra mais oito casos suspeitos de chikungunya


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90