A concessionária EPR Triângulo realiza, nesta segunda-feira (29), obras de recuperação em rodovias do Triângulo Mineiro. De acordo com a empresa, os trabalhos se concentram nas BRs 365 e 452, MG-190 e na LMG-798. Ao longo da semana, os trechos terão interdições parciais e "Operação Pare e Siga" para os trabalhos de melhorias nas pistas.
Para a comodidade dos usuários e agilidade em uma eventual ocorrência, a EPR Triângulo recomenda que seja salvo nos celulares de motoristas e passageiros o número 0800 452 0365, que é o telefone de emergência da concessionária que funciona 24 horas. Confira abaixo os trechos interditados.
BR-365
• Entre os kms 496,600 e 497,000 - em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 476,000 e 477,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 576,000 e 578,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 511,000 e 508,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 490,000 e 492,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 529,000 e 563,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 608,000 e 589,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 541,000 e 541,000 – em ambos os sentidos da rodovia
BR-452
• Entre os kms 143,000 e 145,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 287,000 e 300,000 – em ambos os sentidos da rodovia
• Entre os kms 260,000 e 287,000 – em ambos os sentidos da rodovia
MG-190
• Entre os kms 77,000 e 90,000 – em ambos os sentidos da rodovia
LMG-798
• Entre os kms 33,000 e 13,000 - em ambos os sentidos da rodovia
ACORDO
Na última semana, a concessionária EPR Triângulo e o Governo de Minas Gerais firmaram um acordo para executar melhorias em rodovias do Triângulo Mineiro. Entre as vias contempladas está o trecho da BR-365, que liga Uberlândia a Patrocínio, que em sido alvo de reclamações dos motoristas.
Nestes últimos meses, a BR-365 tem acumulado queixas dos usuários que trafegam diariamente pela via. Dentre as principais, estão os buracos na pista, falta de iluminação, pedágio com valor elevado e demora no atendimento em caso de incidentes. Em outubro de 2023, outros usuários também relataram os mesmos problemas, incluindo a falta de acostamento, ausência de duplicação nas vias e má sinalização.
Após a reunião, foi firmado um acordo em que a EPR Triângulo terá até o dia 31 de maio para cumprir uma série de etapas previstas para execução. Dentro do cronograma, por exemplo, a prioridade será a entrega totalmente recuperada do trecho de 131 quilômetros da BR-365, na ligação entre Uberlândia e Patrocínio.
De acordo com o vice-governador Professor Mateus, as concessões são um caminho importante, e o Governo do Estado permanece ativo na cobrança para que os contratos sejam cumpridos em sua integralidade, garantindo que as estradas estejam em pleno funcionamento e condições.
“O compromisso que exigimos e que foi assumido é que, até 31 de maio, vão estar revistos 100% dos mais de 600 quilômetros concedidos. Estão incluídas trocas de revestimento, fresagem da área quase total dessas estradas e também repavimentação de quase 100% de todo o perímetro da concessão”, disse.
No trecho de 120 quilômetros da BR-365, 20 equipes de prontidão já estão atuando em fresagem, sinalização e outros reparos. A mesma prioridade vale para a restauração de 39 quilômetros de extensão da BR-452 (Uberlândia-Araxá), 59 quilômetros da MG-190, 16 quilômetros da LMG-782 (Nova Ponte-Planura) e 15 quilômetros da MGC-462 (Patrocínio-Perdizes). A entrega das demais extensões do trecho de concessão está programada para ser feita até o final do mês de maio.
O contrato de concessão foi assinado pela empresa em novembro de 2022 e tem validade por 30 anos. No primeiro ano de concessão, cabe à empresa realizar a manutenção das estradas, com limpeza de vegetação, correções no pavimento, drenagem das vias, revitalização da sinalização, ampliando a segurança viária em toda a extensão da malha concedida.
O contrato prevê um investimento de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos. Essas intervenções devem ser iniciadas a partir do terceiro ano de trabalho. Outros R$ 2,6 bilhões deverão ser investidos em serviços operacionais aos usuários, que já estão em vigor.
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