Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2023 às 14h02min - Atualizada em 27/02/2023 às 14h02min

Anatel libera tecnologia 5G em Araguari e Tupaciguara

Cidades já podem dar início ao processo para transmitir o sinal à população

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Medida deve beneficiar 86 milhões de pessoas em todo o país I Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (27), as cidades de Araguari e Tupaciguara receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. A decisão foi tomada em uma reunião realizada na última quinta-feira (23) pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). Outros 345 municípios espalhados pelo Brasil também podem iniciar os serviços do 5G.

Até o momento, 487 localidades, com cerca de 86 milhões de brasileiros (40% da população), obtiveram a liberação do 5G. As localidades que tiveram liberação hoje estão distribuídas em 23 estados.  Além de Araguari e Tupaciguara, Minas Gerais tem outras 48 cidades beneficiadas, entre elas, Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí. Em Goiás, onde 48 municípios serão liberados para receber o 5G, destacam-se as turísticas Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis.

A lista segue com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

ATIVAÇÃO
Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G nesses municípios. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel , considerando o número de habitantes das cidades.

No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), o cronograma de atendimento estabelece, por exemplo, metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes.

"Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

UBERLÂNDIA
A
tecnologia 5G chegou a Uberlândia em dezembro de 2021, quando a Algar Telecom lançou o serviço em 22 bairros da cidade, incluindo o Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Mônica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tecnologia 5G chega a 22 bairros de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90