Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/01/2023 às 13h20min - Atualizada em 09/01/2023 às 13h20min

"Não tem Exército, nós somos o Exército, o Exército de Cristo", diz advogado mineiro durante ato golpista em Brasília

Thiago Queiroz, inscrito na OAB de Patos de Minas, é natural de Patrocínio

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Queiroz foi candidato a deputado estadual pelo PL, mesmo partido de Jair Bolsonaro I Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo gravado por um dos participantes do ato terrorista no Congresso Nacional revelou detalhes da invasão de golpistas que depredaram instalações públicas neste domingo (8), em Brasília. Nas imagens, recebidas pelo Diário, o advogado Thiago Queiroz incentiva as ações violentas e anti-democráticas ao lado de outros manifestantes.

Queiroz, natural de Patrocínio (MG), é advogado inscrito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patos de Minas e foi candidato a deputado estadual nas eleições presidenciais de 2022 pelo Partido Liberal (PL), o mesmo do candidato Jair Bolsonaro. O advogado teve 632 votos e acabou não sendo eleito.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

As imagens, com quase 12 minutos de gravação, mostram cenas da invasão terrorista ao Congresso Nacional. Em certo ponto, o advogado entra no plenário do Senado afirmando que os manifestantes é quem iriam comandar o país a partir de agora.  "Tomamos. Olha aí o Congresso. Tomamos o Congresso. Agora é nosso, nós é que mandamos aqui. Aqui não tem mané não", disse.

Em outro momento, Thiago Queiroz mostra a depredação de vidros e cadeiras do Congresso Nacional, além de algumas pessoas orando. Ele também questiona a ausência do Exército no local e  autoproclama o movimento como o "Exército de Cristo". Posteriormente, ele filma outros golpistas no plenário e diz que os manifestantes iriam morar no local. "Está tudo quebrado nessa bosta aqui, ó. Vou fazer um vídeo muito especial pra todos conhecerem onde os senadores fazem as votações. Nós somos os funcionários agora. O povo brasileiro, nós vamos trabalhar aqui agora", afirmou


CONFIRA UM TRECHO DO VÍDEO:

Reprodução I Redes Sociais

O Diário tentou contato com o advogado para comentar sobre os atos antidemocráticos neste domingo (8), mas o celular dele estava desligado.

A produção do jornal também fez contato com a OAB de Minas Gerais para comentar o assunto. 
Por meio de nota, a instituição lamentou a situação e disse que repudia, veementemente, os atos criminosos e de destruição do patrimônio público ocorridos em Brasília.

“A 0AB Patos de Minas endossa e reforça a manifestação da Diretoria Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil e Colégio dos Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, no sentido de que ‘as liberdades de expressão e manifestação, protegidas pela Constituição Federal, não incluem permissão para ações violentas nem para atentados contra o Estado Democrático de Direito’. A OAB Patos de Minas reafirma que o funcionamento das instituições e o respeito às leis são fundamentais à manutenção do Estado Democrático de Direito e espera que os responsáveis pelo vandalismo, observado o devido processo, à ampla defesa e o contraditório, sejam identificados e punidos”, consta a nota.


*Matéria atualizadas às 16h52 para acréscimo de informações. 


VEJA TAMBÉM:

STF dá 24h para dissolução de acampamento em frente a quartéis; manifestos em QG de Uberlândia seguem há 70 dias


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90