Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/06/2022 às 18h20min - Atualizada em 02/06/2022 às 18h20min

UFU anuncia reabertura dos RUs nos três campi de Uberlândia

Serviço será retomado nesta sexta (3); restaurantes haviam sido fechados em decorrência de problemas relatados por alunos e empresa responsável

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou a reabertura dos Restaurantes Universitários (RUs) nos três campi da cidade. As atividades retornarão nesta sexta-feira (3) com oferta das três refeições diárias, café da manhã, almoço e jantar. O serviço foi interrompido na última terça-feira (31) após a empresa responsável informar que, por questões sanitárias, a cozinha não mantinha as condições adequadas para continuar a produção.

A reabertura foi possível após diversas ações junto aos órgãos de fiscalização sanitária para atender, principalmente, os estudantes que necessitam do RU. “É importante salientar que a UFU tem empreendido todos os esforços administrativos possíveis para o retorno do funcionamento dos RUs, a fim de garantir a continuidade do fornecimento de refeições aos estudantes, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que dependem unicamente de serviços como este para garantir sua permanência na instituição”, comentou a pró-reitora de Assistência Estudantil (Proae), Elaine Calderari.

Ainda segundo Elaine, os problemas que motivaram a suspensão dos serviços dos três RUs estão sendo sanados com medidas, como a reativação da cozinha do Campus Santa Mônica. “Esta cessão do nosso espaço à PJ Refeições se dará por tempo determinado e sob contrato de concessão onerosa, com custos e manutenções a cargo da referida empresa, conforme estabelece a legislação federal”. 

A proposta, segundo a pró-reitora, é possibilitar que o preparo das refeições ocorra dentro dos padrões de qualidade e segurança alimentar. “Ademais, nesse período, a empresa se comprometeu a realizar as adaptações em suas instalações para que os serviços licitados sejam prestados sem novas interrupções”.

Calderari acrescentou que a equipe de gestão e fiscalização do contrato continuará acompanhando o cumprimento das metas pactuadas com a empresa e tomando as medidas previstas contratualmente, com advertências, sanções e multas, para promover o realinhamento dos serviços e a garantia do fornecimento das refeições à comunidade universitária dos campi Santa Mônica, Umuarama e Glória.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

PROBLEMAS
No início do mês de maio, o Diário mostrou, por meio de uma reportagem, os problemas que os estudantes vinham enfrentando com os RUs. Denúncias feitas pelos alunos alegavam a falta de qualidade na prestação do serviço, escassez de alimentos e atrasos por parte dos estabelecimentos.  

Após as reclamações, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) realizou diversas reuniões entre a equipe técnica da Divisão de Restaurantes Universitários e a empresa contratada para a prestação dos serviços nos campi Glória, Santa Mônica e Umuarama.

Durante os encontros, foram debatidos assuntos relacionados ao cumprimento de prazos, logística de entrega e reposição e a organização do cardápio.  De acordo com a pró-reitora da Proae, Elaine Calderari, a empresa identificou dificuldades na contratação de equipe e aquisição de equipamentos e fornecedores de insumos na cidade de Uberlândia e, no último dia 5 de maio, encaminhou à UFU um plano de contingência para tentar resolver a questão.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90