Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/03/2022 às 18h44min - Atualizada em 03/03/2022 às 18h44min

Câmara Municipal aprova Dia do Cosplay em Uberlândia

Legislativo tem pelo menos mais três projetos da mesma natureza para apreciar, entre eles o Dia do Influenciador Digital e o Dia da Incontinência Urinária

DHIEGO BORGES
Data será lembrada em 20 de agosto I Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM CATSU
A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou em sessão realizada nesta quinta (3) um projeto de lei que institui o Dia do Cosplay no calendário oficial do Município. A proposta reconhece ainda o movimento como manifestação cultural popular na cidade. A data escolhida foi o dia 20 de agosto.
 
O termo Cosplay faz referência a uma atividade em que os praticantes se fantasiam de personagens artísticos reais ou da ficção, como super-heróis, animes, mangás, comics e outros. O autor do projeto é o vereador Antônio Augusto Queijinho (CIDADANIA).  “É uma manifestação cultural importante para o município, levando em consideração o gosto do jovem pelo Cosplay”, justificou o parlamentar ao apresentar a proposta na sessão desta quinta.
 
Este não é o primeiro projeto aprovado no município voltado para este mesmo tema. Em junho de 2021, o mesmo vereador apresentou outra proposta que institui no calendário oficial de Uberlândia o evento "Catsu", que é uma convenção de animes.
 
CALENDÁRIO
Em fevereiro, quando os vereadores retornaram do recesso de fim de ano, o Diário trouxe uma matéria mostrando alguns dos projetos propostos pelos parlamentares para a cidade.  
 
Dos 57 projetos espelhados na pauta, pelo menos cinco estavam relacionados à inclusão de datas no calendário do Município.  Entre eles, o Dia Municipal do Influenciador Digital, de autoria do vereador Ronaldo Tannús (PL), o Dia da Consciência Humana, do vereador Cristiano Caporezzo (Patriota), e o Dia Municipal da Incontinência Urinária, de iniciativa da vereadora Gláucia da Saúde (PSDB). Os três ainda não foram apreciados pelo plenário.
 
Para este mês de março, são mais três projetos da mesma natureza: o que inclui o Dia do Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres, de autoria da vereadora Cláudia Guerra (PDT) e outros, o Dia do Protetor dos Animais, de iniciativa da vereadora Liza Prado (MDB), e o Dia do Cosplay, estes dois últimos aprovados na sessão desta quinta (3).  
 
No
portal da transparência da Câmara, é possível encontrar uma lista de leis relacionadas ao calendário do Município. Confira algumas delas:
 
  • Dia Municipal do Estrelassulense (31 de maio)
  • Dia da Declaração de Independência do Estado de Israel (14 de maio)
  • Dia Municipal do Controle do Stress (23 de setembro)
VEJA TAMBÉM:
 
 
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90