Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2020 às 12h27min - Atualizada em 20/08/2020 às 12h27min

Academias são autorizadas a reabrir a partir de sábado (22) em Uberlândia

Deliberação do Governo de Minas é para cidades que estão na Onda Amarela do Minas Consciente; agências de viagens também podem funcionar

BRUNA MERLIN
Estabelecimentos estão fechados desde o início da pandemia por serem considerados de alto risco para o contágio | Foto: Arquivo Diário de Uberlândia

A partir do próximo sábado (22), as academias estão autorizadas a retomar o atendimento presencial em Uberlândia. A permissão foi concedida pelo Governo de Minas Gerais às cidades que estão seguindo as orientações da Onda Amarela do Programa Minas Consciente, o que inclui os municípios da região Triângulo Norte.  

 

A flexibilização foi deliberada na última terça-feira (18) pelo Comitê Executivo que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de antecipar a reabertura do setor. Inicialmente, a previsão era de que as academias só entrassem em funcionamento na Onda Verde, em que estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio.

 

Mesmo com a possibilidade de reabertura, os protocolos de segurança para preservar a saúde dos clientes serão mais restritivos. As academias devem funcionar com horário agendado e, a cada duas horas, a unidade deverá ser fechada para a higienização completa do local.

 

Além disso, os estabelecimentos deverão disponibilizar profissionais para realizar a limpeza dos equipamentos após cada utilização. Também é necessária a verificação da temperatura dos clientes na porta e a garantia da distância mínima de três metros entre os equipamentos. 

 

Em conversa com o Diário de Uberlândia, o membro do Núcleo de Academia de Uberlândia (NAUB), Elder Nunes, disse que já era hora de pensar em soluções para que os estabelecimentos que proporcionam atividades físicas voltassem a funcionar. “Estamos lutando há cinco meses para a reabertura porque nós nos sentimos muito injustiçados enquanto bares estavam sendo liberados e outras atividades que apresentam riscos estavam funcionando”, destacou. 

 

Nunes também acredita que as orientações estabelecidas pelo Governo são extremas, mas o NAUB está incentivando os donos de academias a se adequarem às regras. “Tem algumas coisas que, a meu ver, são exageradas. Mas já é um alívio para nós que ficamos tanto tempo fechados”, complementou. 

 

AGÊNCIAS DE VIAGENS

Outra mudança deliberada pelo Comitê Estadual foi a transferência também das agências de viagens da Onda Verde para a Onda Amarela do plano. O Comitê considerou que a atividade não tem risco de grandes aglomerações, além de ser importante para garantir viagens de negócios e o fortalecimento de outras cadeias produtivas como aeroportos, hotéis e pousadas.

 

O governador Romeu Zema também avaliou que a abertura das agências permitirá que as pessoas programem viagens futuras. Veja abaixo a lista atualizada com os serviços não essenciais autorizados para funcionar na Onda Amarela.
 

  • Bares (consumo no local)
  • Autoescola e cursos de pilotagem
  • Salão de beleza e atividades de estética
  • Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Papelaria, lojas de livros, discos e revistas
  • Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem
  • Comércio de itens de cama, mesa e banho
  • Lojas de móveis e lustres
  • Imobiliárias
  • Lojas de departamento e duty free
  • Lojas de brinquedos
  • Academias (com restrições)
  • Agência de viagens

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para saber se o Município já está a par das mudanças estabelecidas e se há pretensão do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em estabelecer novas deliberações aos estabelecimentos, com base no que foi estabelecido pelo Estado. Entretanto, até a publicação da matéria não houve retorno.


VEJA TAMBÉM:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90