Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/08/2020 às 08h14min - Atualizada em 06/08/2020 às 08h26min

Uberlândia é incluída em onda amarela do Minas Consciente

Aciub promove webinar com secretário de Desenvolvimento Econômico nesta quinta (6) para esclarecer adesão da cidade ao plano estadual

DA REDAÇÃO
Anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (5) | Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

As novas regras do Programa Minas Consciente passam a valer a partir do próximo sábado (8) em mais de 360 cidades do estado. A região do Triângulo Norte, incluindo Uberlândia, deverá seguir as diretrizes contidas na onda amarela. A informação foi repassada pelo governador Romeu Zema na tarde desta quarta-feira (5) após decisão do Comitê Extraordinário Covid-19. 

Com a reformulação do plano estadual, as macrorregiões de Saúde Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul, que apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, passam a ser contempladas pela onda amarela. 
Entenda a divisão das ondas do Minas Consciente

A reformulação do Minas Consciente, que agora passa a vigorar com três ondas diferentes, foi anunciada pelo Governo de Minas no último dia 29. A onda vermelha é a mais restritiva de todas, a amarela a intermediária e a verde será para os municípios que estiverem em posições mais seguras para a retomada das atividades econômicas.

Atualmente, por deliberação do Comitê Municipal e assinatura do prefeito Odelmo Leão, os estabelecimentos da cidade funcionam normalmente, com exceção daqueles serviços considerados restritivos em razão do alto risco de contágio como cinemas, academias etc. Passando para a onda amarela, ficariam proibidos de funcionar, ainda, os parques, clubes, estúdios de piercings e tatuagens, entre outros.
Além dos serviços essenciais, nesta fase, também está permitido o funcionamento dos comércios de:

 

  • Bares (consumo no local)
  • Autoescola e cursos de pilotagem
  • Salão de beleza e atividades de estética
  • Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Papelaria, lojas de livros, discos e revistas
  • Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem
  • Comércio de itens de cama, mesa e banho
  • Lojas de móveis e lustres
  • Imobiliárias
  • Lojas de departamento e duty free
  • Lojas de brinquedos


O prefeito Odelmo Leão havia informado que o comércio continuaria aberto nos moldes atuais até a adesão definitiva do plano, que ocorreria a partir do dia 10 de agosto. Ainda não há novo posicionamento do Município sobre as mudanças iniciarem nesta data ou no próximo sábado (8), como informado pelo governador. 

Uberlândia no Minas Consciente
Para esclarecer dúvidas sobre a adesão do município ao programa estadual e explicar onovo modelo do programa, a
 Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) promove, nesta quinta-feira (6), um webinar com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio. O convidado é um dos criadores do Programa Minas Consciente, que será tema do evento transmitido no canal oficial da entidade no YouTube, a partir das 14h.

O objetivo do webinar é esclarecer dúvidas das pessoas sobre o que muda com a adesão de Uberlândia ao programa estadual, que inicia uma nova fase com mudanças a partir da próxima segunda-feira (10), data em que o Município adota efetivamente ao Minas Consciente. Para participar com o envio de perguntas antecipadamente, basta fazer a inscrição clicando aqui.

O que pode abrir ou não, o que muda em relação ao cenário atual, quais serão as novas normas, de que forma serão as definições para reavaliação da cidade em relação às ondas, quais autonomias que o Município terá? Estas são algumas das abordagens que serão realizadas no webinar que terá a condução do presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira.

O público também poderá enviar as perguntas, assim como haverá um momento para responder aos questionamentos dos jornalistas enviados previamente.

SERVIÇO
O quê: Webinar Minas Consciente: como fica Uberlândia no novo protocolo de combate à Covid-19
Quando: quinta-feira (6), às 14h
Onde: YouTube da Aciub
Convidado: secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio
Envio antecipado de perguntas: lp.aciub.com.br


VEJA TAMBÉM:












 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90