Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2020 às 10h58min - Atualizada em 20/08/2020 às 10h58min

Pesquisas eleitorais analisam 10 nomes de pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia

Levantamentos foram contratados pela TV Paranaíba e Instituto Veritá; partidos têm até o dia 16 de setembro para anunciar oficialmente os candidatos

DA REDAÇÃO

As primeiras pesquisas de intenção de votos nas próximas eleições municipais, para o cargo de prefeito de Uberlândia, já estão sendo realizadas. No site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), havia duas sondagens já registradas até na manhã desta quinta-feira (20). Os levantamentos foram contratados pela TV Paranaíba e pelo Instituto Veritá e a previsão é de que os resultados sejam divulgados na próxima terça-feira (25).

 

A intenção é realizar entrevistas em vários bairros da cidade através de um questionário elaborado para saber a opinião da população a respeito de 10 pré-candidatos listados. São eles: Adriano Zago (PDT), Arquimedes Ciloni (PT), Chico Humberto, (PTB), Edilson Graciolli (PC do B), Felipe Attiê (PTB), Gilberto Adeniê (PSTU), Ivan Pereira (Podemos), Lourival Santos (MDB), Odelmo Leão (PP) e Thiago Fernandes (PSL).

 

A primeira pesquisa registrada junto ao TRE-MG, da afiliada Record TV, será aplicada pelo Ibope e estima realizar 504 entrevistas até a data de divulgação. Já o Instituto Veritá pretende aplicar mais de 700 questionários no município até o dia 24 de agosto.

 

Os questionários apontam perguntas que têm como objetivo identificar o perfil dos entrevistados, além de analisar a intenção de voto para as Eleições 2020 de forma espontânea e estimulada. As pesquisas também trazem questionamentos sobre temas atuais, como as ações municipais em relação à pandemia do coronavírus e solicita a avaliação sobre o Executivo Federal e Estadual, administrados pelo presidente Jair Bolsonaro e o governador Romeu Zema, respectivamente. 

 

OUTROS NOMES

Outros pré-candidatos a prefeito de Uberlândia, que não estão participando da pesquisa eleitoral, também foram lançados como pré-candidatos nos últimos dias. O Cidadania confirmou, na noite desta quarta-feira (19), que o empresário Ricardo Sabá é pré-candidato pelo partido.
 

Cidadania anunciou pré-candidato a prefeito na noite desta quarta-feira (19) | Foto: Divulgação

O pré-candidato tem 49 anos, é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atua na cidade no ramo de transportes. De acordo com a executiva municipal do partido, o nome do vice-prefeito que poderá concorrer junto a Sabá ainda não foi definido.
 

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) também já comunicou a pré-candidatura do engenheiro ambiental Wallace Alves e da historiadora Liliane Cirino para os cargos de prefeito e vice. Por fim, além de Lourival Santos, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) estuda outros três possíveis candidatos ao cargo para anunciar oficialmente em convenção partidária. 

 

PRAZOS

A partir do dia 31 de agosto, os partidos já devem realizar as convenções partidárias para anunciar a escolha definitiva de candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Segundo a Justiça Eleitoral, o prazo para oficialização vai até o dia 16 de setembro. 

 

Devido à pandemia da Covid-19, os dias das eleições foram adiados. Agora, o primeiro turno das eleições para prefeito e vereador acontecerá no dia 15 de novembro. O segundo turno, caso seja necessário, será realizado no dia 29 de novembro.

 

Uberlândia, que têm mais de 480 mil eleitores, está entre as nove cidades de Minas Gerais que podem realizar o segundo turno para decidir quem irá assumir o Executivo do Município. De acordo com o TRE-MG, as cidades citadas na lista contam com mais de 200 mil eleitores e a previsão para realização da segunda etapa de votações é alta. Veja abaixo.

 

Belo Horizonte

1.943.184

Uberlândia

486.550

Contagem

427.575

Juiz de Fora

410.339

Montes Claros

279.274

Betim

274.502

Uberaba

225.412

Ribeirão das Neves

214.845

Governador Valadares

213.886



VEJA TAMBÉM:   
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90