19/08/2020 às 08h00min - Atualizada em 19/08/2020 às 08h00min

MUnA abre inscrições para bolsistas da UFU

Vagas são ofertadas para alunos de 13 cursos da UFU; gestora comenta sobre conclusão de projeto

IGOR MARTINS

Estão abertas as vagas para bolsistas de extensão no Museu Universitário de Arte (MUnA). As inscrições para o processo seletivo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) vão até sexta-feira (21) e as oportunidades são destinadas a alunos da faculdade que estejam cursando entre o 3º e o 7º período dos cursos de artes visuais, artes cênicas, dança, música, arquitetura, design, história, geografia, ciências sociais, pedagogia, jornalismo, filosofia e letras.

O processo seletivo da instituição oferece duas vagas para contratação imediata e duas de cadastro de reserva. As inscrições podem ser realizadas no portal de editais da UFU.

De acordo com Tatiana Ferraz, gestora do museu, a diversidade de cursos no momento da seleção de candidatos representa uma boa oportunidade tanto para o MUnA como para quem entra na equipe. “É interessante ter alunos de todas as áreas, porque ele vira um multiplicador e ele divulga o museu e a arte para pessoas que muitas vezes não fazem parte dessa vertente”, disse.

Ainda segundo Tatiana, as oportunidades requerem alguns conhecimentos por parte dos alunos, como noções de visualidade, conhecimento pedagógico e comunicação visual e textual. “É importante ter uma prática mais fluida do texto e saber lidar com o público. A gente pensou e decidiu, a partir de uma discussão, que a gente definiria algumas áreas para que essa nova leva de bolsistas pudesse nos atender da melhor forma possível”, falou ao Diário.

Outro ponto levantado pela gestora do MUnA está na percepção em contribuir com a formação profissional do aluno ao longo de sua passagem pelo museu. Na opinião da artista plástica, um museu é como uma escola e deve ser um lugar de ensino e aprendizagem. “Queremos que os alunos tenham uma experiência completa e diversificada do museu”, relatou Tatiana.

Enquanto durarem as medidas adotadas pela universidade para conter o avanço da Covid-19, os bolsistas selecionados desenvolverão suas atividades de modo não presencial.
 
FUTURO
Em entrevista exclusiva ao Diário em abril, Tatiana Ferraz comentou sobre sua gestão e sobre o desenvolvimento de novas atividades no MUnA. Um dos projetos citados pela artista era sobre o plano museológico, que funciona como uma espécie de planejamento estratégico que o museu deve ter a cada cinco anos.

Previsto por lei pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o museu deu início a implementação ainda no primeiro semestre, após ter contratado uma museóloga e ter feito várias reuniões ao longo de maio, junho e julho. Questionada sobre o andamento do projeto, Tatiana Ferraz afirmou que a conclusão do plano museológico deve acontecer ainda em setembro, mesmo com o fechamento do museu desde março, quando começou a pandemia da Covid-19.

A atual gestora falou ainda sobre o planejamento para o segundo semestre do MUnA. “Teremos coisas novas. Conteúdo novo sobre o acervo, acervo online publicado na internet, vídeos com depoimentos sobre obras de artistas e estamos também organizando exposições virtuais”, finalizou.


VEJA TAMBÉM:


Banda uberlandense lança primeira música da carreira

Reality show uberlandense reúne influenciadores digitais



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »