Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/08/2020 às 08h33min - Atualizada em 07/08/2020 às 08h33min

Omissão de diagnóstico para Covid-19 coloca em risco a vida de várias pessoas

HC-UFU recebeu dois pacientes que estavam positivos para o vírus e não informaram as equipes no momento da admissão

DA REDAÇÃO

Em meio à pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde têm recebido homenagens, agradecimentos e aplausos como reconhecimento à tarefa que eles têm enfrentado. Por outro lado, além da insegurança quanto ao risco de contraírem a doença durante o atendimento, médicos e enfermeiros têm que se preocupar com a possibilidade de algumas pessoas omitirem o diagnóstico para o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, os hospitais destinaram áreas separadas para o atendimento aos suspeitos da doença. “Quando o paciente chega a unidade de saúde é perguntado, tanto para ele quanto para o acompanhante, se apresentam sintomas respiratórios ou se tiveram contato com suspeitos ou positivados para a Covid-19”, explica a chefe da Gerência Risco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Cristiane Fernandes.

Segundo a médica, a informação é importante para direcionar o fluxo de atendimento do paciente, garantindo a segurança da equipe e de outros pacientes. Recentemente, o HC-UFU recebeu dois pacientes que estavam positivos para a Covid-19 e eles não informaram às equipes no momento da admissão. “Tivemos dois pacientes que só informaram que tinham testado positivo para a Covid-19 após alguns dias de internação”, disse Cristiane.

Os pacientes foram testados novamente no HC-UFU. Um deles estava fora do período de transmissibilidade do vírus, porém o outro ainda estava na fase de transmissão. “Tivemos que testar mais de 50 profissionais que mantiveram contato direto com ele. Felizmente, ninguém se contaminou”, ressaltou a médica.

A infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH-HC-UFU), Astrídia Fontes, explica que atitudes como esta podem disseminar o vírus para uma quantidade muito grande de pessoas. “Uma das características desse novo coronavírus é a alta infectividade. Estudos recentes indicam que o grau de contágio é muito maior do que se imaginava: uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras cinco ou seis pessoas”, alertou.

A médica destaca ainda que numa instituição de saúde, o paciente tem a obrigação ética de informar sobre sua condição. “Um surto por Covid-19 em hospitais representa risco de morte para funcionários e pacientes, incluindo o fechamento de unidades de internação e como consequência óbito dos que não conseguirão leito hospitalar para tratamento de diversas doenças, que continuam acontecendo”, afirmou.


VEJA TAMBÉM:

Uberlândia é incluída em onda amarela do Minas Consciente

Justiça determina que exame para identificar Covid-19 deverá ser feito em pacientes que apresentarem sintomas leves

























 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90