02/08/2020 às 08h43min - Atualizada em 02/08/2020 às 08h43min

Dmae orienta sobre consumo de água durante período de estiagem

Consumo per capita em Uberlândia tende a aumentar nesta época de estiagem, segundo a Prefeitura

DA REDAÇÃO

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, a estiagem prolongada aliada a altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, faz, historicamente, o consumo per capita aumentar na cidade. Devido a isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) alerta para o uso consciente da água.

A média diária por habitante está em 244 litros, sendo que no dia 11 de julho foi registrada a data com maior consumo do mês, com 262 litros por pessoa. O número é 152 litros superior recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera um consumo diário de 110 litros para o ser humano viver com conforto e saúde.

Dentre as ações de economia na produção de água, o Dmae acionou o sistema de bombeamento elétrico nas suas estações de captação Sucupira e Bom Jardim, desativando o sistema de bombeamento hidráulico que usa o próprio recurso hídrico para alimentação das bombas.

Durante o período de estiagem, os canais de captação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e Bom Jardim estão no nível de três metros, o que é ideal para o abastecimento. Entretanto, o departamento acredita que a população precisa se conscientizar para o consumo consciente da água.

O Dmae orienta a população algumas medidas de economia, como não usar a mangueira para limpar o quintal, reaproveitar a água da máquina de lavar na limpeza das áreas externas, escovar os dentes com a torneira fechada e reduzir o tempo do banho.
 
Confira outras orientações para economizar água:
  
– Reduzir o tempo no banho;
 
– Fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
 
– Ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;
 
– Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente;
 
– Corrigir vazamentos dentro de casa;
 
– Abolir mangueira para limpar calçadas;
 
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa para ligar a máquina
 
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;


VEJA TAMBÉM:

Afastamento de profissionais e sobrecarga de leitos impactam rede de saúde

Caixa abrirá três agências em Uberlândia para o pagamento do auxílio emergencial




















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »