Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2020 às 08h00min - Atualizada em 19/01/2020 às 08h00min

Folia em Uberlândia começa no início de fevereiro

Programação conta com baile de máscaras, marchinhas e blocos, que prometem agitar a festa e agradar ao público

MARGARETH CASTRO
O Baile de Máscaras no Mercado Municipal está de volta neste ano | Foto: Valter de Paula/Secom

Oficialmente, o Carnaval é na última semana de fevereiro, mas os foliões de Uberlândia e região já podem preparar os abadás e o fôlego porque a programação na cidade começa já no início do mês. Os preparativos nos blocos estão a todo vapor e os músicos que irão tocar na festa também já escolheram o repertório e estão intensificando os ensaios.

É o caso do Grêmio Recreativo Extravasa,  que há quase um mês está ensaiando todos os sábados o samba-enredo deste ano “A Beleza do Parque – O Sabiá que Encanta”, organizando as alas dos passistas, porta-bandeira, mestre-sala e a bateria. De acordo com o diretor da agremiação, Deleon Martins Garcia, a expectativa é levar para a sede no bairro Morumbi, zona leste da cidade, 110 foliões fantasiados. “Já compramos os tecidos para a confecção das roupas, pintamos os instrumentos da bateria e tem um amigo carnavalesco que está fazendo umas alegorias”, conta.

O Extravasa tem cinco anos de atuação, com 89 pessoas cadastradas. Além do Carnaval, a agremiação desenvolve projetos sociais na comunidade, com atividades mensais. Para a folia deste ano estão confirmadas duas agendas. A primeira no dia 15 de fevereiro, quando se apresenta com o bloco Udão e, a segunda, no dia 22, das 14h às 20h, em sua sede, na praça Professor Eduardo Andraus, no bairro Morumbi.

Mônica Debs explica que foram mapeados 10 espaços em condições apropriadas para receberem atividades carnavalescas na cidade e que interessados em realizar eventos neste período devem procurar a secretaria.
 
BAILE DE MÁSCARAS
Para quem gosta dos carnavais antigos, a dica é o Baile de Máscaras no Mercado Municipal, no dia 7 de fevereiro, que volta a ser realizado depois de três anos. Segundo a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, na última edição o público estimado foi de cinco mil pessoas. Para este ano, ela diz que a expectativa é que todos participem, pois é uma festa para a família, com marchinhas e bandas ao vivo.

A Secretaria Municipal de Cultura fez edital para contratação dos músicos e bandas para o Carnaval deste ano e o resultado foi divulgado no Diário Oficial do Município em 10 de janeiro. Porém, os nomes ainda não estão sendo divulgados na programação, pois os aprovados devem apresentar documentações até o dia 31 de janeiro para formalização de contratos.

Mônica Debs adianta que a Secretaria já estuda a realização de oficinas gratuitas para a confecção de máscaras. “Fizemos isso nas edições passadas e a adesão foi muito boa”, lembra a secretária.
 
ANTIGOS CARNAVAIS
Os foliões que curtiam os antigos bailes de clubes com marchinhas têm a opção de reviver o passado e o melhor, a céu aberto, na praça Clarimundo Carneiro, um dos cartões postais da cidade.  “A Noite dos Antigos Carnavais” será realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro, com duas bandas. Mônica Debs conta que neste dia estarão de volta os bonecões e toda a tradição carnavalesca, que agrada adultos e crianças.
 
CARNAVAL DE RUA
Blocos voltam a agitar a folia na cidade


Bloco Corpo Sensual traz como tema “A Ginástica dos Anos 80” | Foto: Ana Luiza Quintas
 

Desde 2017, quando não foram mais realizados os desfiles das escolas de samba em Uberlândia, os blocos passaram a agitar a folia na cidade. Tendência em vários municípios, eles estão caindo no gosto dos foliões, que no último Carnaval lotaram o espaço cultural no antigo Fórum. Para este ano, as expectativas são as mesmas e os preparativos já começaram.

A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, diz que ainda existem pessoas que se queixam da falta das escolas de samba, mas que os blocos são tendência por fazerem manifestações próximas às casas e reunirem pessoas conhecidas. “As escolas precisam se reestruturar, avaliarem a questão da qualidade, pois a sociedade clama por outro tipo de Carnaval”, afirma.

Murilo Cruvinel Quintas é co-fundador do Coletivo Abre Alas do Udão e adianta que os ensaios com as fanfarras já começam nos próximos dias e que além da agenda oficial da secretaria de Cultura nos dias 22 a 25 de fevereiro, uma programação está sendo montada para todo o mês de fevereiro. “Vamos ter Carnaval o mês todo, com apresentações em bares, casas de shows e espaços públicos”, diz.

O Coletivo do Udão tem quatro blocos, cada um se apresentará em um dia, com temas variados, a partir das 14h. Haverá ainda os blocos parceiros e outros inscritos na secretaria de Cultura, como o Me Beija. Os blocos usarão espaços públicos, como Parque do Sabiá, área externa do Teatro Municipal e a praça Clarimundo Carneiro.

Agenda blocos:
14/02 – Bloco Me Beija – Terreirão do Samba (local em estudo)
15/02 – Pré-Carnaval Bloco do Baiano – Sindicato Rural
22/02 – Bloco Corpo Sensual – Tema: Ginástica dos Anos 80 – concentração no Parque do Sabiá com cortejo até o Teatro Municipal
23/02 – Bloco Peixinho – Tema: Pool Party, água e seres marinhos – Teatro Municipal
24/02 – Bloco Donxs do Udão - composto por drags – não definido local – Teatro Municipal
25/02 – Bloco Brilha, Brilha Espassin – Tema: Espacial com passinhos de dança – fantasias com Lead – Praça Clarimundo Carneiro




 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90