Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/09/2019 às 12h21min - Atualizada em 21/09/2019 às 12h21min

Combate a incêndio no parque do Pau Furado entra no quinto dia

Brigadistas e bombeiros de Uberlândia tentam controlar focos em locais de difícil acesso; fogo já chegou a atingir propriedades vizinhas

CAROLINE ALEIXO
Incêndio começou na última terça-feira (17) no perímetro de Uberlândia | Foto: Sílvio Azevedo
O incêndio registrado no Parque Estadual do Pau Furado chega ao quinto dia. Na manhã deste sábado (21), equipes do Corpo de Bombeiros de Uberlândia se deslocaram para o local para fazer o combate aos focos de incêndio em áreas de difícil acesso.

Além de nove militares do batalhão de Bombeiros, os trabalhos contam com o apoio de dois funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), um voluntário e viaturas.  A área total atingida até o momento ainda não foi contabilizada porém, só no primeiro dia, já haviam sido queimados cerca de 40 hectares da reserva ambiental.

O fogo iniciou na unidade de conservação na noite de terça-feira (17). Devido à baixa visibilidade, o terreno acidentado e o risco à vida dos combatentes, os trabalhos são interrompidos durante a noite e retomados na manhã do dia seguinte. Brigadistas voluntários e moradores da região têm ajudado no combate às chamas.

Outra dificuldade enfrentada pelo Corpo de Bombeiros é empenhar o efetivo diante da grande quantidade de incêndios registrada nos últimos dias em todo o perímetro urbano e zona rural de Uberlândia. Só na última quinta-feira (19), foram registrados oito incêndios de média e grandes proporções na cidade, além da ocorrência no parque estadual.

A reserva já foi atingida por incêndios florestais nos últimos dois anos. Em julho de 2017, o fogo destruiu cerca de 40% da área no perímetro de Uberlândia e o combate durou cerca de 48 horas. Há exatamente um ano, também durante o período de estiagem, dois incêndios foram registrados no local. Um no dia 7, que atingiu 11 hectares da mata no perímetro de Araguari, e outro no dia 10, que atingiu uma área do Anel Viário Norte em Uberlândia.

Em virtude do grave incêndio que ainda não foi controlado, a direção do parque informou que o local ficará fechado para visitação por tempo indeterminado para
combate ao fogo e recuperação das áreas atingidas.

ACOMPANHE:


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90