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24/04/2024 às 18h03min - Atualizada em 24/04/2024 às 18h03min

Ponte sobre o Rio Uberabinha deve ser entregue até o início de 2025

Obra no Anel Viário Sul foi iniciada há quase 30 anos; DER-MG informou que estão sendo armadas as vigas de sustentação da ponte

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Obra representa um investimento aproximado de R$ 7,5 milhões, apontou DER-MG | Foto: Juan Madeira/Diário de Uberlândia

A construção da ponte sobre o Rio Uberabinha, no Anel Viário Sul de Uberlândia, está prevista para ser concluída até o início de 2025, conforme anunciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A obra que foi iniciada há quase 30 anos irá interligar a BR-050 e as MGCs 497 e 455, permitindo acesso às cidades de Campo Florido e Prata.

 

Os trabalhos foram retomados em novembro de 2023 após o DER-MG publicar a contratação da nova empresa responsável por finalizar as obras, a S3 Construtora LTD. De acordo com o órgão, atualmente, estão sendo armadas as vigas pertencentes à ponte. Posteriormente, haverá a montagem das vigas e pilares para compor a estrutura.

 

A reportagem do Diário esteve no local na tarde desta quarta-feira (24) e constatou que alguns trabalhadores estavam manuseando ferragens, mas não havia a presença de grandes maquinários ao redor da obra. 

O DER-MG afirmou ainda que a última etapa da obra consistirá na execução da parte superior, onde fica a pista de rolamento e a passagem lateral para pedestres e acabamentos. “As desapropriações foram concluídas em 2023 e a obra representa um investimento aproximado de R$ 7,5 milhões do Governo de Minas”.

 

Em seguida, será necessário fazer a ligação da rodovia com a estrutura, que será executada por outro tipo de empresa, especializada em pavimentação rodoviária. O DER-MG informou que vai licitar o serviço ainda este ano e a perspectiva de publicação do edital é em agosto.   

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Após conclusão, o trecho vai ligar a BR-050 às MGCs 497 e 455, facilitando o acesso às cidades de Campo Florido e Prata. A ponte terá 84 metros de extensão, com parte de sua estrutura já instalada, composta por vigas de ferro e concreto, entregues em 2018. Para finalização da obra, também resta o término de um quilômetro de pavimentação, além da conclusão da sinalização horizontal e vertical do segmento completo. 

 

QUASE TRÊS DÉCADAS 

Iniciada em 1995, a obra passou por diversos impasses ao longo dos anos. Em maio de 2020 foi lançado um edital para licitação, quando o Governo de Minas Gerais disponibilizou orçamento de R$ 15 milhões para a conclusão do trecho. 

 

A empresa vencedora teria um prazo de 360 dias para conclusão, a partir da ordem de serviço. Entretanto, o contrato foi assinado apenas em outubro daquele ano. Na época, a empreiteira alegou ao Diário que o atraso na execução se deu por conta de chuvas e prometeu um novo prazo para conclusão estimado em cinco meses.

 

Contudo, em agosto de 2021, o DER-MG informou que a empresa recebeu ordem de paralisação devido à inadimplência no Cadastro Geral de Fornecedores de Minas Gerais (CAGEF-MG). O departamento esclareceu que a empresa contratada havia solicitado reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. A proposta foi recusada, pois não atendeu aos parâmetros legais e o contrato foi encerrado com 77,8% da obra de pavimentação realizada e 38% da ponte. 

 

Devido à situação, foi necessário a realização de novas licitações para que outra empreiteira assumisse as obras, reiniciadas apenas em maio de 2022. A estimativa inicial era de que tudo fosse finalizado até o início de 2023. Porém, os trabalhos apenas foram retomados em maio do ano passado.

 

O prazo contratual para a execução dos serviços, conforme divulgado pelo DER-MG, era de 240 dias. Entretanto, segundo o órgão, problemas com o processo de desapropriação de terrenos e o período chuvoso atrasaram a conclusão. No momento, o DER-MG prevê a conclusão das obras para o final de 2024 ou início de 2025.

 
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