Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/09/2019 às 08h47min - Atualizada em 19/09/2019 às 12h36min

Parque Estadual do Pau Furado é fechado para visitação devido a incêndio

Bombeiros e brigadistas voltaram ao local na manhã desta quinta-feira (19) para controlar as chamas

GIOVANNA TEDESCHI
Fogo atingiu o parque na noite de terça-feira (17) | Foto: Aniceto Pereira de Sousa

O Parque Estadual do Pau Furado está fechado para visitações públicas para combate a incêndios florestais e recuperação de áreas atingidas. O incêndio no local começou na noite de terça-feira (17) e ainda não foi controlado. 

Na manhã desta quinta (19), por volta das 5h, o Corpo de Bombeiros enviou 22 militares e seis viaturas ao local. Também auxiliam no combate às chamas, uma caminhonete do Instituto Estadual de Florestas (IEF), três brigadistas do parque, oito militares do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (RPAer) e voluntários. O Pégasus - helicóptero da Polícia Militar (PM) -, seis carros e um trator com tanque são alguns dos recursos utilizados.

Água, abafadores, bombas costais e o Bambi Bucket - uma espécie de balde carregado por um helicóptero - estão sendo utilizados nos trabalhos. Ainda segundo os bombeiros, uma aeronave também dá apoio fazendo o transporte de brigadistas no local. O relevo acidentado tem dificultado o combate ao fogo. Além disso, são construídos aceiros: áreas de raspagem de terra entre a vegetação para isolar o fogo.
 
As chamas atingiram uma área próximo à Cachoeira do Marimbondo, além de estruturas do parque. Até agora, aproximadamente 40 hectares de mata já foram queimados em mais de 32 horas de incêndio. Ontem (18), o incêndio havia se dividido em quatro focos e a maior parte do fogo estava na vegetação rasteira.
 
A área exata atingida será medida pela direção do parque depois do término da ocorrência e divulgada pelo Estado de Minas. O parque fica localizado entre os limites dos municípios de Uberlândia e Araguari.

SERVIÇO
Em caso de incêndio florestal, ligue 193 ou 0800 283 23 23. Para denúncias de prática de incêndios criminosos, ligue 190. 

Provocar incêndio é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90