Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/09/2019 às 08h25min - Atualizada em 18/09/2019 às 17h33min

Bombeiros tentam conter incêndio no Parque do Pau Furado

Fogo começou na noite de terça (17) e ainda não foi apagado; brigadistas e funcionários do IEF também estão no local

GIOVANNA TEDESCHI E CAROLINE ALEIXO
Incêndio começou na noite desta terça (17) | Foto: Aniceto Pereira de Sousa

Bombeiros e brigadistas combatem um incêndio que começou na noite de terça-feira (17), por volta das 18h, na área do Parque Estadual do Pau Furado em Uberlândia. Além dos militares do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), brigadistas do parque e voluntários estão na reserva ambiental para apagar o fogo.
 
O fogo atingiu uma área próximo à Cachoeira do Marimbondo, além de estruturas do parque. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio ou quais os danos causados até o momento, mas, segundo as primeiras informações, aproximadamente 40 hectares de área já haviam sido queimados após mais de 20h de incêndio.  
 
Dez militares, dois servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e cinco voluntários trabalharam no combate nesta terça. Uma nova equipe foi montada para as atividades desta quarta com 16 bombeiros, cinco servidores do IEF e oito voluntários. 


A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada e acompanha os trabalhos. O Diário de Uberlândia procurou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para mais informações sobre o incêndio que, por nota, respondeu que estão mobilizados 24 combatentes incluindo brigadistas voluntários, brigadistas do parque e funcionários.


Incêndio atingiu estruturas do parque | Foto: Aniceto Pereira de Sousa 
 

A aeronave Pegasus da PM também sobrevoa a unidade de conservação, que fica delimitada entre os perímetros de Uberlândia e Araguari, para identificar os focos de incêndio e auxiliar os brigadistas no combate.
 
Ainda de acordo com o governo estadual, não há informações sobre o tamanho da área atingida pelo fogo e o dado preciso será apurado apenas em cerca de dez dias, com o encerramento da ocorrência.

TERCEIRO INCÊNDIO
Este é o terceiro ano consecutivo que o parque é alvo de incêndios florestais de grandes proporções. Em julho de 2017, o fogo atingiu cerca de 40% da reserva no perímetro de Uberlândia e o combate durou cerca de 48 horas.

Em setembro de 2018, dois incêndios foram registrados na área. Um no dia 7, que atingiu 11 hectares da mata no perímetro de Araguari, e outro no dia 10, que atingiu uma área do Anel Viário Norte em Uberlândia.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90