Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2019 às 08h02min - Atualizada em 25/06/2019 às 08h02min

Uma encenação realística fantástica

Cia Teatro de Guerra apresenta “Há vagas para moças de fino trato” nesta noite no teatro municipal de Uberlândia

DA REDAÇÃO
Elenco de “Há vagas para moças de fino trato” que estreou em novembro passado na Escola Livre do Grupontapé | Foto: Larissa Dardania/Divulgação
Inspirados pelo texto de Alcione Araújo a Cia. Teatro de Guerra, de Uberlândia, volta a apresentar, nesta noite, o espetáculo “Há vagas para moças de fino trato”. Desta vez, a atração faz parte do projeto Boca de Cena, no palco italiano do Teatro Municipal de Uberlândia. Mais cedo, no foyer, qual, mais cedo, no foyer, o Coletivo D´Negritas apresenta “Alegrilda e Farofina entram na academia”.

Em “Há vagas...” três mulheres dividem o mesmo apartamento. Três universos distintos e ao mesmo tempo semelhantes se cruzam num jogo de damas. Gertrudes, uma dona de pensão, aluga vagas para duas moças: Madalena, uma enfermeira que costuma sair e se divertir no período da noite e Lúcia, uma jovem que se diz doente e em hipótese alguma sai para a rua. A moradia, aparentemente habitada apenas por essas três personagens, revela, numa observação um pouco mais sensível, outros moradores que de forma metafórica justificam suas carências, solidões e desejo de liberdade num ambiente caótico.

A companhia uberlandense investiga a obra do dramaturgo Alcione Araújo (1945-2012) com o objetivo de entrelaçar o texto a uma encenação realista fantástica e com referências estéticas de telenovelas. Com direção e encenação de Ernane Fernandez, a peça conta ainda com Joaquim Vital, José Venâncio, Júlia Leão, Juliana Marques, Marianne Dias e Mário Leonardo no elenco.

O grupo optou por uma encenação onde os atores e atrizes estão em cena o tempo todo enquanto personagens, revezando em outra função que o grupo chama de “personagens-objetos”, em que o elenco se objetifica para “servir” a cena. O texto é de 1972 e a peça estreou em novembro passado na Escola Livre do Grupontapé de Teatro.
 
SERVIÇO

O QUE: Boca de Cena 2019
ESPETÁCULO: “Alegrilda e Farofina entram na academia”
QUEM: Coletivo D´Negritas
QUANDO: hoje, às 19h30
LOCAL: foyer do Teatro Municipal de Uberlândia
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: livre
ESPETÁCULO: “Há Vagas Para Moças de Fino Trato”
QUEM: Cia. Teatro de Guerra
LOCAL: palco italiano do Teatro Municipal de Uberlândia
QUANDO: hoje, às 20h
INGRESSOS: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) à venda a partir das 17h na bilheteria do teatro
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos
INFORMAÇÕES: 3235-1568

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90