Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/06/2019 às 08h00min - Atualizada em 08/06/2019 às 08h00min

Ballet Estatal de São Petesburgo apresenta “O Lago dos Cisnes” no gelo em Uberlândia

Espetáculo ocorre neste domingo (9), às 20h

ADREANA OLIVEIRA
Para entrar na companhia o bailarino deve ter começado no ballet, no máximo, aos 4 anos de idade (Divulgação)
Uma história bela e triste. Um clássico do ballet mundial carregado de drama. “O Lago dos Cisnes”, que traz composição de Tchaikovsky e libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer tornou-se uma das obras obrigatórias de grandes companhias de dança. Encomendada pelo Bolshoi em 1876, não teve sucesso imediato, mas hoje é uma das mais concorridas e desafiadores obras a se repercutir no palco.

E se já não bastasse toda a complexidade da obra, que exige muito dos bailarinos, o Ballet Estatal de São Petesburgo resolveu colocar um grau a mais de dificuldade e apresentar “O Lago dos Cisnes” no gelo. A produção chega neste domingo (9) em Uberlândia, e será apresentada no Center Convention, que recebe cinco toneladas de gelo aplicadas em uma trilha pré-fabricada na Alemanha, para criar uma superfície lisa e compacta de 148 m². São dois dias só para a montagem do cenário.

O Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo é um dos mais tradicionais da Rússia. Os bailes clássicos mais famosos foram criados e mantidos em São Petersburgo, além de “O Lago dos Cisnes”, tem ainda “A Bela Adormecida”, “Giselle” e “Don Quixote”. Sua arte é caracterizada pela grande expressividade, pureza e estilo particular que o tornou famoso em todo o mundo.

Em entrevista ao Diário de Uberlândia, o produtor Alexander Gonzalez contou que a turnê mundial está um sucesso em todas as cidades por onde passam. “Temos esgotado entradas para todas as apresentações e creio que em Uberlândia não será diferente. Estamos muito felizes por voltar ao Brasil e nos apresentar na linda cidade de vocês”.

A companhia traz 37 bailarinos que têm habilidades de dança clássica e patinação artística em um espetáculo que dura duas horas. É preciso habilidade, expressividade, força e muita sensibilidade. Segundo Gonzalez, para fazer parte da companhia o bailarino precisa começar cedo. “Dever começar a patinar aos 3, 4 anos no máximo, ter boa performance no mundo do esporte e no mínimo quatro anos de ballet. A rotina de ensaios costuma ser de 8 horas por dia. Por isso, deve considerar o ballet no gelo não como um trabalho, mas como a sua própria vida”.

Todas as produções estão a cargo do principal coreógrafo russo e artista de mérito Konstantin Rassadin. Esta empresa foi à primeira no mundo a encenar os grandes clássicos com os trajes originais e toda a produção de um balé clássico.

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “O Lago dos Cisnes”
QUEM: Ballet Estatal de São Petersburgo (RUS) no Gelo
QUANDO: domingo (9), às 20h
LOCAL: Center Convention (Av. João Naves de Ávila, 1.330, Piso C, Center Shopping)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INGRESSOS: a partir de R$ 55 à venda na loja Provanza do Uberlândia Shopping, pelo site megabilheteria.com (com taxa de conveniência) e domingo no local do show
INFORMAÇÕES: 99154-6482

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90