23/01/2019 às 08h00min - Atualizada em 23/01/2019 às 08h00min

Festival de goalball acontece no sábado

Foto: Divulgação
A Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), com apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realiza, no próximo sábado (26), o Festival de Goalball. O evento acontecerá no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), das 7h30 às 19h, e a entrada será gratuita.

No total, serão 48 atletas inscritos, sendo 24 homens e 24 mulheres. De acordo com o coordenador de esportes paralímpicos da Futel, Hudson Paim, o convite para o festival foi estendido a atletas de todo o país. As equipes serão montadas na hora. “O evento promove o esporte e divulga a modalidade. Oportuniza ainda, a integração e o intercâmbio de experiências, já que a composição das equipes será por meio de sorteio no dia do evento”, disse.

O goalball é praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada time conta com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A percepção é pelo tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o grande uso da audição e assim eles podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que demanda muita concentração, por isso o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.
O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no bairro Jardim Europa, foi inaugurado em agosto de 2018. O local encerrou o ano atendendo cerca de 150 pessoas na iniciação esportiva e no alto rendimento, em cinco modalidades paralímpicas e duas olímpicas. Dentre os esportes contemplados, estão: judô, multiesportes, bocha, atletismo, goalball e halterofilismo.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »