Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/11/2018 às 08h22min - Atualizada em 06/11/2018 às 08h22min

“Ivan e o Pássaro de Fogo” é apresentado para estudantes

DA REDAÇÃO
Ronan Vaz em cena da peça que circula por escolas municipais | Foto: Divulgação
Crianças e jovens de escolas municipais e professores terão a oportunidade de ver e aprender com a peça “Ivan e o Pássaro de Fogo” sem precisar sair das escolas. O ator Ronan Vaz iniciou ontem uma turnê por escolas públicas e um instituto de formação com seu espetáculo e uma atividade formativa para os docentes.

Esse é o projeto Teatro Circulandô, viabilizado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Uberlândia. Para o artista, a motivação vem do desejo de promover a difusão teatral para crianças e jovens, com vistas à formação de público aliada à formação de professores enquanto mediadores da experiência teatral junto aos alunos.

No projeto, além das cinco apresentações teatrais, Vaz ministrará a oficina “O professor e a linguagem do teatro para crianças e jovens”. Sobre o espetáculo Vaz explica que é a continuidade de uma pesquisa artística relacionada a produção cênica para crianças e jovens. “Na cena, os atores contam as aventuras do soldado Ivan utilizando técnicas de ressignificação de objetos e do corpo do ator, a narração e a música. Com esses elementos a proposta é criar um clima de fruição teatral para o público seja no palco tradicional ou em espaços alternativos”.

A primeira apresentação aconteceu ontem na Emei Santa Mônica. Amanhã é a vez do Instituto de Formação Vamos Crescer (B. Jardim Holanda), dia 8 da Emei Alvorada, dia 12 da E. M. Profa Orlanda Neves Strak (B. Minas Gerais) e dia 22 da E. M. Prof. Ladário Teixeira (B. N. S. das Graças).
As oficinas para os professores serão no dia 10 na Ladário Teixeira e Emei Alvorada, dia 12 na Orlanda Neves e dia 24 na Emei Santa Mônica.

SINOPSE

Com inspiração nas duplas cômicas e com uma pitada de surrealismo, Rique e Luque, dois artistas mambembes, circulam pelo mundo em busca de histórias. Se deparam com uma árvore que tem como frutos guarda-chuvas. Esta guardachuveira mantém, armazenada em sua raiz uma história fascinante: a saga de Ivan, um rapaz russo que, se apropriando do mistério do pássaro da pena de ouro, parte em busca da conquista da sábia Ielena. Rique e Luque se aproveitam da presença dos espectadores para compartilharem esta história.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90