Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/07/2018 às 10h08min - Atualizada em 27/07/2018 às 10h08min

Câncer de cabeça e pescoço é cada vez mais frequente

DA REDAÇÃO
Nesta sexta-feira (27) é Dia de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Apesar de pouco divulgada, esta doença tem sido bem comum. Este tipo de câncer atinge áreas como cavidade nasal, seios da face, boca, laringe, faringe e traqueia. É mais comum em homens, principalmente após os 50 anos de idade. Os principais fatores de risco conhecidos para esse câncer são o uso do fumo (em todas as formas, cigarro, palheiro, charuto, cachimbo, etc.), de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV (Papilloma-virus humano), uma infecção sexualmente transmissível.

De acordo com o oncologista do Oncocentro, Luciano Paladini, as principais manifestações do câncer de cabeça e pescoço são feridas que não cicatrizam na boca ou na garganta, dor na garganta, dificuldade para engolir, sangramento ou dor ao escovar os dentes, rouquidão e nódulos no pescoço. “Deve-se ressaltar que muitos casos iniciais podem passar despercebidos até mesmo para profissionais médicos ou dentistas, pois as feridas podem ser confundidas com aftas. É preciso uma averiguação completa para não deixar a doença passar despercebida”, afirma o especialista.

As chances de cura do câncer de cabeça e pescoço dependem da localização, estágio da doença, se há ou não infecção pelo HPV, estado de saúde do paciente etc. “De um modo geral, a maioria dos pacientes diagnosticados precocemente conseguem, com um tratamento adequado, controle e cura de sua doença”, disse o médico.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90