Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/04/2018 às 17h49min - Atualizada em 23/04/2018 às 17h49min

UFU promove encontro de cientistas e jornalistas

Evento é aberto ao público e a proposta é levar aos cidadãos o desenvolvimento de trabalhos científicos

DO COMUNICA UFU

As universidades públicas são o principal celeiro de pesquisas no Brasil. Portanto, a sociedade civil é a maior financiadora de ciência no país. Mas de que forma os cidadãos podem acompanhar o desenvolvimento dessas pesquisas e entender o impacto social delas? Para isso, divulgar a ciência é preciso.

Nesse contexto, a Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), promovem o “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas”, nos dias 24 e 25 de abril de 2018, no Campus Santa Mônica, em Uberlândia.

O objetivo geral desta primeira edição é refletir sobre o tema “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”. Entre os objetivos específicos, pretende-se problematizar a relação entre comunicação pública, educação e ciência; promover o diálogo entre pesquisadores e jornalistas; apresentar experiências de divulgação científica de outras instituições; e organizar um grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa das instituições de ensino superior.

O público-alvo do “I Comunica Ciência” são pesquisadores, professores, comunicadores e estudantes de Comunicação e/ou vinculados a projetos de pesquisa.

As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico até o dia 24 de abril: www.eventos.ufu.br/comunicaciencia.

Aberto ao público, o pré-evento será um espaço para a troca de experiências em divulgação científica. Pelo número de trabalhos inscritos, as apresentações foram divididas em quatro sessões, que serão coordenadas por pesquisadores e jornalistas vinculados à UFU.

As quatro sessões acontecerão simultaneamente, das 14h às 16h. Cada participante terá de 10 a 15 minutos para exposição, que poderá ser feita por meio de banner, data-show, mostra de objetos etc.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90