Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/02/2018 às 16h34min - Atualizada em 28/02/2018 às 16h34min

Sesc Confluências abre seleção para residentes em Minas

DA REDAÇÃO
Espaço da Galeria do Sesc de Uberlândia que recebe as mostras de artes visuais | Foto: Adreana Oliveira
 
Artistas, curadores, pesquisadores, artistas populares, gestores, educadores, jornalistas ou estudantes de Artes Visuais em Minas Gerais podem se inscrever para participar do Sesc Confluências. A iniciativa do Departamento Nacional do Sesc é aplicada pela primeira vez no Estado. O objetivo do projeto é a reflexão coletiva e intercâmbio de saberes entre atores da cadeia produtiva em Artes Visuais, com atuação fora dos eixos convencionados da arte, possibilitando uma análise da produção artística contemporânea por regiões, contextualizando-as nos fluxos, espaços, práticas, políticas e tensões do mundo.

O Confluências já passou pelos estados do Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, e agora, em 2018, acontecerá, simultaneamente, em Minas Gerais, Alagoas, Maranhão e Pernambuco.

O projeto se organiza por meio de encontros imersivos que incluem o debate, a participação em palestras, oficinas e outras consultorias propostas pelos próprios participantes. O objetivo do projeto é valorizar as diversidades e a singularidade da arte e cultura locais, fomentando as Artes Visuais de forma descentralizada.

Após os encontros que possibilitarão diagnósticos do cenário artístico de Minas, com a percepção de suas potencialidades e fragilidades, os participantes poderão propor a elaboração coletiva de um projeto futuro, a ser desenvolvido pelo Sesc. Entre as possíveis ações a serem produzidas pelo programa estão a organização de catálogos, exposições, seminários e residências artísticas.

Em Minas Gerais, os encontros estão previstos para acontecer no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, com a mediação dos curadores Francisca Caporali (BH) e Divino Sobral (GO), além dos representantes do Sesc (Departamento Nacional e Regional Minas). O laboratório conta com uma carga horária de 60 horas, divididas em três encontros previstos para serem realizados entre os meses de julho e novembro.
 
INSCRIÇÕES

Os participantes residentes fora de Belo Horizonte terão transporte, hospedagem e alimentação custeados pelo Sesc. São 20 vagas disponíveis. Para participar, é preciso realizar uma inscrição pela internet até o dia 25 de março.

A seleção dos participantes será realizada por uma equipe formada por curadores convidados e pelos profissionais das artes visuais do Sesc. O resultado e o cronograma das atividades serão divulgados até o dia 10 de abril de 2018. O regulamento completo está no site do projeto.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90