23/02/2018 às 15h51min - Atualizada em 23/02/2018 às 15h51min

Puberdade precoce pode atrapalhar crescimento

Estudos apontam que criança pode ficar cerca de 8 cm menor do que a estatura média de sua família se não se tratar

EMERSON VICENTE | FOLHAPRESS

Uma criança começa a entrar na puberdade a partir dos 12 anos. Se começar aos 10, ainda é considerado normal pelos médicos. Mas, se ela começa a apresentar sinais antes disso, já é apontada uma puberdade precoce, que exige atenção e acompanhamento médico.

"A puberdade precoce é o desenvolvimento dos caracteres secundários do ponto de vista biológico antes do momento em que deveria acontecer. É considerada uma patologia, não é normal", disse o ginecologista Alessandro Scapinelli, membro da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

A demora no tratamento pode afetar diretamente a estatura da criança. Um dos sinais da puberdade precoce é a aceleração do crescimento. Porém, esse crescimento termina antes do que deveria. Segundo estudo do Ministério da Saúde, a criança pode ficar mais ou menos 8 cm abaixo da estatura que seria padrão na sua família.

Nas meninas, já se pode considerar uma puberdade precoce quando ela apresenta os primeiros sinais aos 8 anos. Em alguns casos até aos 6. O primeiro sinal é o aparecimento das mamas. Vão ocorrendo outros processos, até que a criança acaba tendo a sua primeira menstruação nessa idade, quando o normal seria aos 12 anos.

"Imatura, ela começa a apresentar o corpo de uma mulher. Isso acaba trazendo consequências do ponto de vista social", afirmou Scapinelli.

Entre os meninos, o primeiro sinal é o aumento dos testículos. Em seguida vem a mudança na voz e surgimento de pelos. "Pode acarretar problemas psicológicos na criança, pois acaba não se adequando àquela fase em que deveria estar", afirma Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.

CAUSAS

Na maioria das vezes, a causa da puberdade precoce é desconhecida. Ocorre por um desequilíbrio hormonal. Em outros casos, pode ser causada por algum tumor.

"A puberdade precoce pode ser desencadeada por algum estímulo", disse o endocrinologista Renato Zilli. "É preciso procurar o médico logo que aparecerem os primeiros sintomas para descobrir qual a causa dessa puberdade precoce. Se procurar tardiamente, já haverá uma situação mais difícil de reverter", completou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »