Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2024 às 08h00min - Atualizada em 07/06/2024 às 08h00min

Liga começa o Amador dia 30

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Está confirmado para o dia 30 de junho o início do Campeonato Amador – Divisão Especial da Liga Uberlandense de Futebol, com participação de 20 clubes.

Na primeira fase estarão distribuídos em dois grupos, jogando entre si nas chaves, para classificar os 6 melhores colocados de cada grupo para a segunda etapa da competição. Determina o regulamento que os dois últimos colocados de cada grupo serão rebaixados para a Divisão de Acesso no ano seguinte (2025).

Na segunda fase serão montados os confrontos 1ºA x 6ºB. 2ºA x 5ºB, 3ºA x 4ºB, 4ºA x 3ºB, 5ºA x 2ºB e 6ºA x 1ºB, em jogos de ida e volta, com o saldo de gols definindo a vaga, em caso de empate em pontos ao final das duas partidas. Além dos vencedores dos confrontos, classificam-se também os dois melhores por índice técnico nesta etapa.  

Na terceira fase será formada uma classificação geral dos 8 clubes nas fases anteriores, que farão confrontos de ida e volta, com 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, obedecendo o mesmo sistema da etapa anterior. Daí saem os quatro semifinalistas.

Nas semifinais os quatro clubes jogarão em ida e volta no mesmo sistema das etapas anteriores. A decisão do campeonato será em jogo único, sem vantagem para nenhuma das equipes. O empate leva a decisão do título para a cobrança de penalidades.

A rodada de abertura terá estes jogos: Chave A – Canaã x Girassol, Guará x Rio Branco, Unisport x Tocantins, Benfica x Martins e Cruz Azul x América; Chave B – Independente x Fluminense, São Jorge x Roda Viva, Araguaia x Voluntários, Cocal x o atual campeão Aurora e o vice-campeão Dona Zulmira x Luizote.

DIVISÃO DE ACESSO COMEÇA NO DIA 30
Obedecendo mais ou menos os mesmos critérios da Divisão Especial, a LUF marcou o início da Divisão de Acesso do Campeonato Amador para o dia 23 de junho, com participação de 21 clubes divididos em três grupos com sete times cada um.

Na etapa preliminar as equipes jogam entre si nas chaves e classificam-se os cinco melhores de cada grupo, e ainda o 6º melhor colocado de uma das chaves.

Para a segunda fase, será feita uma classificação geral, posicionando os 16 classificados para montar os confrontos das oitavas de final – segunda etapa. Os critérios ao final das duas partidas serão os mesmo da Divisão Especial. O mesmo sistema será aplicado também nas quartas de final – terceira fase.

Já na fase semifinal não haverá ida e volta, será em jogo único, e o empate leva a decisão da vaga para a cobrança de penalidades. A final será realizada no mesmo critério das semifinais, em jogo único, e em caso de empate haverá cobrança de pênaltis.

A rodada de abertura do campeonato terá estas partidas: Chave A – Tabajara x Juventude, Saraiva Esporte Lagoinha x Pinheiro e Colorado x Guarani, folga o Tubalina; Chave B – Kubanacan x Grêmio, Granada x Pacaembú e Gaviões do Cerrado x Pioneiros, folga o Lucca Ferrari; Chave C – Montana x Floresta, Minas Gerais x Morumbi e Nova Aliança x Segismundo Pereira, folga o Atlético Industrial.

AINDA NA LIGA: DECISÃO NO RURAL
Acontece neste domingo, dia 9, às 10 horas, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, a decisão do Campeonato Rural de Futebol, em sua 30ª edição, entre as equipes do Tapuirama e Martinésia. Se houver empate no tempo normal, a decisão do título vai para a cobrança de penalidades. O Tapuirama tem uma campanha absoluta no campeonato, com aproveitamento de 100% nas três etapas. Disputou 8 partidas e venceu todas. 

Tem um jogo a menos em relação ao seu adversário da decisão, porque na fase inicial ficou na Chave B, que teve cinco equipes, enquanto a Chave A teve seis. Já o Martinésia fez 9 jogos, venceu sete e empatou dois. O Campeonato Rural leva o nome do prefeito Odelmo Leão, por ter sido o idealizador e criador da competição, com o objetivo de promover a integração nas comunidades rurais do município e oportunizar a prática esportiva.

COPA AMVAP
Apenas uma partida foi disputada domingo passado pela Copa Amvap de Futebol. Na cidade de Canápolis, o Canápolis perdeu de 2 a 1 para o Ituiutaba, completando a primeira rodada do torneio, que foi realizada no dia 26 de maio. 

A segunda rodada acontecerá neste domingo, dia 9, quando jogam: Chave A – Triângulo x Pratense, em Monte Alegre; Uberlândia Esporte x Campina Verde, em Uberlândia; Indianopolense x Tupaciguara, em Indianópolis, folga o Capinópolis. Chave B – Cachoeira Dourada x Canápolis, em Cachoeira Dourada; Araguari x Santa Vitória, em Araguari, Centralina x Araporã, em Centralina, folga o Ituiutaba. Na foto, a prefeita Renata Cristina Silva Borges, de Araporã e presidente da Amvap, e Renato Batista dos Santos, presidente da Liga Uberlandense de Futebol, responsável pela coordenação do campeonato, abrem a competição.  

JUNIORES
No Campeonato de Júnior da LUF, será realizada a nona e última rodada da primeira fase, definindo os 8 que seguem na competição. Vão jogar: Voluntários x Dona Zulmira, Guará x Nova Aliança, Flamengo x Canaã, Lucca Ferrari x Luizote, folga o São Jorge.


JUVENIL
Na reta final, no Campeonato Juvenil será disputada a segunda rodada (jogos de volta) da fase semifinal (segunda fase), com as partidas Lucca Ferrari x Santa Mônica e Gaviões do Cerrado x Voluntários. Na primeira rodada (jogos de ida), Santa Vitória e Voluntários venceram, jogando pelo empate na volta.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90