Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h00min

Governança de TI vs Governança Corporativa e o Board

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

A definição de Governança de TI, como proposto pelo IT Governance Institute, expressa que "Governança de TI é de responsabilidade do Conselho e Diretoria Executiva e a Governança de TI que deve ser uma parte integrante da governança da empresa. Como podemos explicar essa relação entre Governança de TI, Governança Corporativa (ou Enterprise Governance), e Comissão da Empresa?

Governança na empresa é o sistema pelo qual as entidades são dirigidas e controladas. Uma espécie de dependência de negócios em informações, de modo que a tecnologia vem sendo cada vez mais atuante na governança empresarial, sem com que se possa atualmente resolver dinamicamente e desconsiderar a Informação intitulada à tecnologia da informação. Uma espécie de simbiose entre a governança tecnológica e corporativa.

A governança da empresa deve conduzir e definir Governança de TI, pois esta última está inserida dentro da governança empresarial. A Tecnologia da Informação, por sua vez, pode influenciar oportunidades estratégicas como indicado pela empresa e pode fornecer críticas construtivas para evolução cadenciada de todos envolvidos. Desta forma, a Governança de TI permite que a empresa possa tirar vantagem total da sua informação, e pode ser vista como um mecanismo estratégico para a empresa. 

Deve-se entender que as atividades requerem informações de TI para atingir os objetivos de negócio e a tecnologia deve estar alinhada com as atividades da empresa para tirar o máximo de proveito da sua informação. Entender o negócio, suas principais bases de produtos e serviços, levando-se em consideração as prioridades definidas na estratégia para que assim a tecnologia facilite o trabalho de engrenagem, nas definições e controles de seus indicadores de performance.

A Governança de TI e a governança da empresa, não pode ser considerada puramente como assuntos distintos, na qual a Governança de TI precisa ser integrada na estrutura de governança global da empresa, como indicado por vários autores e entidades da área.

Questões sobre Governança de TI e Governança Corporativa:

Como a Governança de TI torna-se parte integrante da Governança Corporativa, é evidente uma responsabilidade do Conselho de Administração. A composição do Conselho varia muito de organismo para organismo, mas geralmente envolve uma combinação de executivos e diretores (aqueles que são contratados diretamente pela empresa) e não-executivos ou "independentes" administradores (aqueles que são nomeados, de fora da empresa). Há também diferenças importantes entre os países sobre o papel, a composição e o modus operandi desta Administração. Essas diferenças, naturalmente, levarão a variações nas expectativas, a ênfase, etc, mas as responsabilidades fundamentais do Conselho de não mudar devem ser dadas atenção para a estreita ligação entre gestão da tecnologia e da realização dos objetivos de negócio. Além disso, constata-se pelos analistas de mercado que os investidores estão dispostos a pagar mais pelas ações de uma empresa bem governada. Embora os prêmios são hipotéticos e difíceis de medir, não há dúvida de que a boa governança faz a diferença para o valor corporativo e claro como diferencial competitivo.

Guia das boas práticas

A OPSSC está comprometida com as boas práticas de Governança. Ajudando com que forneça um serviço de qualidade que seja eficiente, eficaz, justo, transparente e sobretudo, de confiança. A governança e operação da OPSSC é conduzida de acordo com um comitê compreendido e aceito pelo quadro de responsabilização – princípios padrões (Accountability Framework).

 

O OPSSC Accountability Framework fornece a estrutura necessária dentro das melhores práticas adotadas, de maneira que se possa atingir os seus principais objetivos estratégicos e resultados esperados. Além disso, promove a qualidade e coerência na forma como os recursos são adquiridos e utilizados.

 

O OPSSC Accountability Framework é baseado nas boas práticas de Governança. Existem formas para melhor descrever os princípios fundamentais da governança, aos quais poderão ser melhores entendidos no livro “Framework do Conhecimento em Gestão Tecnológica - Uma Abordagem Contemporânea”, pela editora Ciência Moderna.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90