Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/07/2023 às 08h00min - Atualizada em 06/07/2023 às 08h00min

Não precisa ser um super designer para uma boa apresentação

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Se diz por aí que uma boa apresentação pode ser a alma do negócio. 

Bom, se vai chegar na alma eu não sei, porém pode-se afirmar que uma boa diferença no valor agregado na qualidade de entrega perante o resultado final, isso sim pode ser considerado. Uma aparência diferente, um design chamativo, diferente ao ponto de sair do tradicional e trazer uma visão mais elegante e moderna.

Se a primeira impressão é a que fica e existem condições para impressionar positivamente, então porque não já aplicar?

Podendo aplicar ainda com ferramentas gratuitas que irão lhe ajudar a fazer um trabalho de apresentação diferenciado. Não é questão de frescura ou perfeccionismo, mas sim de capricho.

E não precisa ser especialista da área, um design gráfico, um analista de produção artística ou profissional UX /UI, para conseguir bons efeitos, entregando algo mais atrativo, gostoso de se ver, ler, receber e absorver.

Não estamos aqui falando de roupas da moda, ou objetos extravagantes, mas sim de como conseguir, por exemplo, elaborar um slide de apresentação executivo, ou uma apresentação visual de negócios, seja via imagens, vídeos, textos ou demais objetos virtuais.

Existem, por exemplo, coleções de modelos de PowerPoint, diagramas e gráficos PPT que você pode baixar gratuitamente e regularmente para suas apresentações pessoais. Além disso, você pode simplesmente impressionar seu público e adicionar um toque único e apelo diferenciado aos seus relatórios e apresentações. E são diversas as categorias que você tem disponível para escolher e começar a formatar seu slide de forma personalizada, única e exuberante.  Acesse: https://www.free-powerpoint-templates-design.com/ 

O bom e velho Canva, certamente você já conhece e vale sempre a pena tê-lo em seu repertório de produção gráfica. Modelos para absolutamente tudo, onde você consegue personalizar vários tipos de modelos comerciais ou ainda criar um design mais pessoal, como um convite. Você ainda pode salvar a apresentação do Canva no formato PowerPoint. Veja como: https://www.youtube.com/watch?v=kv393iaxE7s 

Se ainda precisar de ícones, onde certamente são bem vindos para complementar algum apontamento de explicação, ou ajudar mesmo na própria apresentação em geral, você pode encontrar vários sites que oferecem gratuitamente para poder usufruir. Tem também alguns que oferecem pacotes diferenciados, mas pagos. Conheça por exemplo este que poderá lhe ajudar: https://www.flaticon.com/free-icons/all 

Além ainda de bancos de imagens que você poderá utilizar para fazer download de alguma imagem específica que não esteja encontrando para ser a mais adequada para o momento daquilo que queira apresentar. Veja: https://all-free-download.com/ 

Dentro do próprio Google, na parte de Imagens, você claramente consegue boas imagens. Porém nem todas lhe dão o direito autoral de uso. Por isso dentro do Google > Imagens > Ferramentas, você encontrará 5 recursos para tratar: Tamanho (em que você pode escolher grande, médio ou ícones), Cor (você seleciona conforme a paleta de cores que desenha a imagem a procurar), Tipo (se vai ser clip-art, desenho linear ou gif), Tempo (se foi publicado nas últimas 24hs, semana, mês ou ano) e os Direitos de uso.

Não entramos em detalhes de Corel draw, Photoshop ,Ilustrator. E claro que aqui está longe de demonstrar todos os melhores e últimos recursos da produção artística ou do design gráfico. Mas pelo menos alguns simples locais, recursos e ferramentas você já sabe que existem para ser facilmente utilizado e fazer uma boa diferença em suas apresentações finais de família, comercial ou profissional. 

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90