Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/08/2023 às 08h00min

No mundo da lua

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Recentemente, nesta última semana, tem sido pauta de alguns jornais as notícias sobre objetos não identificados serem guardados pelo governo norte americano. Em que diversos ex-oficiais das forças armadas dos EUA e da inteligência do país depuseram no Capitólio para tratar de questões relacionadas a OVNIs e a possibilidade de existência de vida fora da terra.

Se existe ou não, se é verdade ou fake, ainda vamos certamente descobrir aos poucos. Aos poucos mesmo, até para não haver tumulto e euforia humanitária de curiosos, oportunistas e demais interessados. A questão é que a NASA possui e sempre possuiu tecnologia avançada de alto padrão de testes, pesquisas e aprimoramento de descobertas, em que claro, não faz nem sentido serem expostas, divulgadas ou lançadas para o cidadão comum. Mas em que muita coisa que utilizamos cotidianamente hoje é fruto daquilo que veio de testes da NASA e demais entidades de pesquisa avançada para novas tecnologias.

Inclusive a NASA já apresentou tempos atrás, uma lista de tecnologias futuristas, que já estão sendo estudadas pela agência, e podem ser utilizadas em suas missões espaciais nos próximos anos. Os projetos fazem parte do programa NASA Innovative Advanced Concepts (NIAC), que financia estudos iniciais para avaliar o potencial de ideias visionárias.

Alguns exemplos:

Asteroides usados como espaçonaves autônomas: O Projeto RAMA propõe uma maneira inusitada de explorar o sistema solar: convertendo asteroides inteiros em gigantescas espaçonaves autônomas.

- Robô multiforme: O protótipo apresenta um robô anfíbio e voador, que consegue se transformar em diferentes dispositivos.

- Bloqueador gigante de luz: Ferramenta que será muito útil para os astrônomos: um bloqueador gigante que consegue “tapar” o brilho das estrelas.

-Trajes espaciais inteligentes: o SmartSuit é um projeto que incorpora robótica suave, pele auto-regenerativa elástica e sensores integrados que coletam e exibem dados para o usuário em tempo real.

- Limpador de lixo espacial: o Brane Craft é uma espécie de limpador de lixo espacial. O dispositivo envolve detritos em órbita e depois os abaixa para queimar na atmosfera da Terra

- Gerador portátil de oxigênio para Marte: usa um processo chamado sorção/dessorção de oscilação térmica (TSSD) para gerar oxigênio da atmosfera marciana. O conceito pode ser um primeiro passo para criar uma realidade de humanos respirando em Marte.

- Industrializar o espaço: Trata-se de uma técnica chamada Optical Mining. O projeto usa luz solar concentrada para transformar materiais de asteroides em propulsores de foguetes. Na prática, isso forneceria à espaçonave combustível acessível de um jeito muito mais fácil.

Para quem gosta ou tem o interesse em explorar e descobrir as últimas imagens, vídeos, informações de missão, notícias, reportagens, tweets, existe o aplicativo NASA para baixar no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=gov.nasa 

Agora, caso queira encontrar estrelas ou constelações no céu, basta abrir SkyView® gratuito e deixá-lo guiá-lo para a sua localização e identificá-los. SkyView Free é um aplicativo bonito e intuitivo que usa sua câmera para detectar com precisão e identificar objetos celestes no céu, dia ou noite. 

Já os engenheiros irão gostar do ISS Explorer, que é uma ferramenta interativa para explorar as partes e peças da Estação Espacial Internacional (ISS). O aplicativo permite que o usuário visualize um modelo 3D do ISS, gire, amplie e selecione diferentes partes e peças.

Não há dúvidas que este mundo da astronomia, da pesquisa espacial, traz inúmeras curiosidades que nos desperta as mais infinitas sensações de querer saber cada vez mais e até onde o ser humano irá chegar. Sobretudo no que condiz as tecnologias revolucionárias que parecem ser somente coisa de cinema, mas que já são reais e cada vez mais atuantes.

Existe inclusive livros a respeito, de Carl Sagan a Stephen Hawking, confira títulos voltados para leigos e profissionais querem saber mais sobre a ciência mais antiga do mundo, onde trago aqui 7 exemplos:

  1. A História do Universo para quem tem pressa

  2. Astrofísica para apressados

  3. Uma Breve História do Tempo

  4. Do átomo ao buraco negro

  5. Respostas de um Astrofísico

  6. Origens

  7. Cosmos

Tem também para os mais românticos e apaixonados algo que particularmente gosto muito de fazer e preciso voltar com este hobby que é a astro fotografia, na qual recomendo a experiência. Vai precisar gastar um pouquinho, mas ao final perceberá que vale a pena todo o processo e sensação de ser mesmo que de forma amadora, uma espécie de “astrônomo”.

Afinal, nesta turbulência do dia a dia e de tanta tecnologia em nossa volta, às vezes faz bem estarmos em alguns momentos com “a cabeça no mundo da lua”. ;)

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90