Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/06/2023 às 08h00min - Atualizada em 08/06/2023 às 08h00min

Tecnologia em prol à recolocação ou primeiro emprego

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Em meio a tanta informação, inúmeras formas de selecionar novas oportunidades de carreira, são várias as opções que encontramos na internet para esta busca de vagas para uma possível recolocação no mercado ou para a chance de iniciar seu primeiro emprego, após processos seletivos virtuais, as vezes mais cansativos que os presenciais.

Independente do como, trilhar este caminho para literalmente “caçar” tal oportunidade, as vezes torna-se de fato uma peregrinação quase que infinita de cadastros e mais cadastros de formulários digitais, testes lógicos, psicológicos, em que muitas das vezes ao final de todo processo, você nem recebe um feedback do resultado. 

A propósito, o feedback é algo que parece ter saído de moda. Ou até mesmo do dicionário. Não existe praticamente nem ao fim das tentativas frustrantes de concorrer a vaga, como também quando você recebe a notícia de que está demitido. De forma inesperada você se depara que está desempregado e percebe que terá que iniciar toda esta peregrinação de contatos, networking, e-mails, telefonemas, encontros pessoais e por ai vai, para que busque a tal recolocação.

Então vem a tecnologia para tentar lhe ajudar: Antigamente eram somente alguns gatos pingados de sites que ofereciam o serviço de recolocação, na busca de seu novo emprego. Atualmente, são vários os sites e plataformas que oferecem isso. Além dos profissionais (Executive Search, Headhunters) que de forma autônoma oferecem seus serviços para os candidatos.

Algumas plataformas conhecidas:

Indeed – 130 mil vagas abertas no Brasil / oportunidades em 70 países

Talentix – Engenheiros e profissionais de TI / currículos em vídeo

Maturi Jobs – Profissionais acima dos 50 anos

Linkedin – Rede social profissional

Michael Pages – consultoria e vagas

VAGAS – Candidatura a vagas diversas

Existem outras também que podem lhe ajudar na questão de um intercâmbio fora do país para iniciar oportunidades estrangeiras para sua carreira:

Escape Artist - Oferece informações e serviços para quem busca mudar de vida e começar uma nova vida em outro país.

Goabroad -  Plataforma especializada em oportunidades de intercâmbio, voluntariado, estágios e trabalho no exterior.

SimpleHired -  Permite que você pesquise por vagas em diferentes países e cidades. Além disso, você pode se inscrever para receber alertas de novas vagas em sua área de interesse.

FlexJobs - Ela se destaca por oferecer uma seleção rigorosa de oportunidades, verificando se as empresas são legítimas e se as vagas são adequadas para o modelo de trabalho flexível.

EuroJobs -  O site conta com mais de 10.000 vagas atualizadas regularmente e permite que os usuários se inscrevam diretamente nas empresas que oferecem as vagas

Porém independente de qual plataforma irá realizar suas pesquisas e cadastros para se candidatar é importante:

- criar uma rede de conexões online na empresa onde quer trabalhar.

- reagir rápido quando encontrar um emprego que lhe interessa.

- usar alertas por e-mail de sites de busca por emprego, e filtros para receber apenas os anúncios de vagas que interessam.

O fato é que a tecnologia além de ajudar pode também ser uma “concorrente”. Veja nesse site por exemplo, que analisa se seu emprego/função estaria ameaçada pela robótica: https://willrobotstakemyjob.com/ 

Mas independente de concorrências tecnológicas o fato é que a tecnologia em si é parte integrante de todo um apoio para o processo de recrutamento, como para a busca de vagas conforme perfil e função desejada. Como já dizia a velha sigla do CHA, vale sempre rever o que está faltando, ou seja: Conhecimento? Habilidades? ou Atitude?


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90