Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2023 às 08h00min - Atualizada em 25/05/2023 às 08h00min

A minha, a tua a nossa privacidade

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

O preço da liberdade é a eterna vigilância”, já dizia Thomas Jefferson. Começo com esta frase, pois a reflexão tem a ver com esta questão de saber até que ponto ultrapassamos o bom senso, o bom costume, a não perder a noção básica de respeitar a privacidade alheia.

Por acaso você tem lido as políticas de privacidade dos recursos, equipamentos tecnológicos que você tem adquirido / consumido? Ou como grande parte das pessoas, apenas transcorre a barra de rolagem, já aceitando todo aquele texto não lido? Pois é...

... Vale então a pena separar um tempinho e começar a ler algumas destas políticas de privacidade. E isso vale não apenas para aquela smart-tv que que você comprou, mas também para os App’ s que você vem instalando em seu celular. E nesta onda da Internet das coisas, vai estendendo para sua geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, relógios e por ai vai. Talvez em meio a nossa querida Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, quem sabe isso vem a ser menos abusivo. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos neste universo da privacidade. Porém sempre vigilantes.

Além dos cuidados que temos que ter perante o fornecedor, parceiro de solução, fabricantes tecnológicos que nos fornecem e vendem seus serviços e produtos a saber se não estariam ferindo ou abusando neste quesito de “nos vigiar” ou aproveitar de nossos dados as vezes pessoais, cadastrais, sensíveis ou confidenciais, temos também que fazer nossa parte e não sermos mal exemplos quanto a não respeitar a privacidade do outro. 

Por exemplo, existem vários tipos de drones no mercado que são muito uteis, para diversas situações e propósitos. Veja alguns exemplos interessantes: 

E claro, existem ainda os binóculos. Sim! O bom e não mais velho binóculo, pois os de hoje certamente são tão sofisticados e avançados que possuem tecnologia bastante interessante para literalmente enxergar longe e com qualidade diferenciada. Alguns exemplos:

Celestron: A Celestron é uma marca de origem dos Estados Unidos que produz binóculos de alta qualidade para consumidores e profissionais para uma vasta gama de aplicações

Lelong: Lelong é uma marca Francesa especializada na produção de binóculos de alta qualidade para uso profissional, com excelente custo benefício

Starscope: Starscope é uma marca americana com foco em binóculos relacionados com a astronomia

Bushnell: é uma marca americana especializada no fornecimento de binóculos para várias aplicações. Os seus modelos fornecem características tais como melhor campo de visão e transmissão de luz.

Pentax: Pentax é uma marca japonesa estabelecida em 1919, e tornou-se famosa pela sua óptica de alta qualidade.

 

Enfim, sejam questões voltadas a privacidade de equipamentos, de recursos tecnológicos a nível de programas e aplicações, temos que exigir sim os nossos direitos de privacidade, porém também sabendo dos nossos deveres éticos de não explorar a privacidade do outro por intermédio da tecnologia, sem as devidas liberações e consentimentos.

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90