Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/05/2023 às 08h00min - Atualizada em 11/05/2023 às 08h00min

Formação para novos talentos em TI

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Muitos de meus alunos costumam perguntar qual o melhor caminho para ter sucesso na carreira de Tecnologia da Informação. De maneira clara que a resposta nem sempre agrada aos ouvidos, porque como em qualquer outra profissão, normalmente exige-se dedicação, disciplina, perseverança, fé, networking e porque não, sorte. Apesar que sorte como já dizia o técnico Bernardinho da seleção brasileira de voleibol é o encontro da preparação com a oportunidade. Se você está bem preparado e qualificado, chegando a oportunidade você absorve. Então, alguns chamam de sorte.

Considerando ainda que grande parte dos brasileiros não são agraciados por uma herança financeira garantida de muitos bens (sem dívidas), não são cantores com pedigree familiar direcionado, nem tão pouco jogadores de futebol com carreira garantida, então certamente deverão ter que estudar e trabalhar razoavelmente para terem seus sonhos conquistados. E mesmo os cantores e jogadores que não tiveram a boa sorte, possivelmente vão ter que se garantir vendendo algum tipo de conhecimento.

E no caso da busca por conhecimento mais especificamente em tecnologia, os desafios são interessantes para quem for trilhar este caminho. São muitas as vertentes que se podem escolher como por exemplo sendo formado em ciência da computação, sistemas de informação ou engenharia da computação, ou análise de sistemas bem como outros nomes de curso de graduação voltados para TI, onde se tem como escolha profissional de carreira ser: técnico, analista, supervisor, coordenador, gestor dentre outros em áreas como: redes, governança, banco de dados, segurança da informação, processos, projetos, desenvolvimento de software, automação, auditoria, forense dentre outras. Ou seja, são muitas as opções para definir uma formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Inclusive para continuidade em especializações, mestrados e doutorados, para aqueles que almejam uma área voltada mais para acadêmica. Porém, não significa que possuir mestrado e doutorado é um viés somente de ir para dar aulas, negativo. Muitas empresas aqui em Uberlândia, e várias outras multinacionais Brasil e mundo afora, já possuem seus programas de incentivo à formação de mestres e doutores para o mercado tecnológico da contínua e duradoura prática de fazer acontecer. Até porque na “teoria a prática não pode ser diferente”. Se você estuda tanto, o que se espera é que aquilo que você aprendeu na teoria seja aplicado na prática.

Temos alguns ótimos exemplos de grandes players de mercado em TI que já promovem a tempos este incentivo ao estudante, como por exemplo:

Geralmente podemos dizer que a graduação abre portas, a especialização janelas e as certificações a chave tetra da porta. Importante sim procurar questões práticas e que o mercado geralmente valoriza que são as certificações. Lembrando que certificações não são cursos da Udemy, Alura, dentre outros por ai. Este são cursos que ajudam e agregam sim (desde que bem selecionados), mas a certificação proveniente de uma entidade certificadora oficial é diferente e muito bem vista pelo mercado de trabalho como uma expertise adicional na formação do profissional. 

Melhores certificações de TI de 2023:

Melhor geral: Arquiteto de nuvem profissional certificado pelo Google

Vice-Campeão, Melhor Geral: AWS Certified Solutions Architect—Associate

Melhor para gerentes de segurança: Certified Information Security Manager (CISM)

Melhor para gestão de riscos: Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC)

Melhor para gerenciamento de projetos: Project Management Professional (PMP)

Melhor para segurança cibernética: Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Melhor para as necessidades de negócios: Information Technology Infrastructure Library Foundation (ITIL)

Claro que existem muito mais certificações de vários outros segmentos e proficiências. Estes acima são apenas um breve levantamento dos mais procurados e aceitos pelo mercado tecnológico em função sobretudo da demanda de vagas ainda não preenchidas por falta de qualificação. Fato é que o Brasil deve proporcionar cerca de 420 mil vagas no setor de TI até 2025, porém ainda está complicado de encontrar profissionais da área para ocupá-las.

Então, não desanime. Pelo contrário. Entenda que existe muita informação mas que você também não pode e não deve abraçar tudo. Defina primeiro o que você mais se identifica, sinta o que seu coração e a vontade natural lhe aguça mais, ou seja; aquilo que você tem prazer de pesquisar, ler, estudar e interagir. E então foque nisso! As empresas buscam "resolvedores de problemas”. Sempre fazendo mais com menos. Desenvolva então suas habilidades, aprimore seus conhecimentos e tenha sempre a atitude de fazer diferente do medíocre. Porque profissionais medianos o mercado está cheio. Enfim, estabeleça metas e objetivos graduais para se auto motivar com as pequenas conquistas até chegar no topo final de seu objetivo.

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90