Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/04/2023 às 08h00min - Atualizada em 06/04/2023 às 08h00min

Tecnologia a serviço do sistema de carcaça humana

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Existe dentro da formação em ciência da computação dentre as várias disciplinas existentes, uma chamada “Arquitetura e Organização de Computadores”. Talvez não seja a mais apreciada pelos alunos, porém ela também tem sua grande importância e contribuição sobretudo no que condiz o entendimento da evolução tecnológica, sua formação, estrutura e o sistema computacional que temos hoje.

O professor e matemático, John von Neumann, pode não ter sido o “Deus da criação” de cada componente ou “órgão” que formaria toda uma estrutura computacional, mas foi o criador da arquitetura que compõe toda esta estrutura organizacional destes componentes, como a CPU, junto à memória, a Unidade lógica aritmética, a Unidade de Controle, os registros e os recursos de entrada e saída, que unidos formam  o projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento ("memória") para comportar, respectivamente, instruções e dados, que integralizados conseguem fornecer o bom funcionamento operacional esperado.

Fazendo assim uma alusão ao sistema corporal humano, que são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida, se dividindo em respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar, podemos constatar que suas integrações são fundamentais para o bom funcionamento fisiológico, dentro desta “carcaça” chamada corpo humano, onde comparações à parte, ambos (sistema corporal e sistema computacional) necessitam de cuidados.

Desta forma, fazer literalmente um scanner neste sistema de forma periódica acaba sendo uma boa prática. Por exemplo, no caso computacional, existe uma ótima ferramenta chamada AIDA64 que possui um mecanismo de detecção de hardware incomparável em sua classe. Ele fornece informações detalhadas sobre o software instalado e oferece funções de diagnóstico e suporte para overclock. Como monitora os sensores em tempo real, ele pode obter leituras precisas de tensão, temperatura e velocidade do ventilador, enquanto suas funções de diagnóstico ajudam a detectar e prevenir problemas de hardware. Ele também oferece alguns parâmetros de referência para medir o desempenho de componentes de hardware individuais ou de todo o sistema.

Agora existem também os recursos nativos dentro do próprio Windows que você pode aplicar manualmente como por exemplo:

  • O Diagnóstico de Memória do Windows:  testa a memória de acesso aleatório (RAM) em seu computador a procura de erros nos pentes de memória. O diagnóstico inclui um conjunto completo de testes de memória. Para executar o Diagnóstico de Memória do Windows, você pode simplesmente pesquisar por memória no menu Iniciar do Windows ou então, pressionar “Win+R”, digitar mdsched na caixa Executar e clicar em “OK e assim começar o processo.

  • Verificador de Arquivos do Sistema: Existem certas falhas e comportamentos inesperados do Windows que acontecem por causa de arquivos do sistema corrompidos. Executando o comando sfc /scannow a partir do prompt de comando, você abre o Verificador de Arquivos do Sistema, uma ferramenta nativa do Windows que detecta e repara os arquivos corrompidos.

  • Check Disk: Trata-se de uma ferramenta de diagnóstico capaz de detectar/corrigir erros no disco rígido. Para usá-lo, abra o prompt de comando como administrador e digite chkdsk c: /f /r. Ele irá checar e corrigir erros na unidade C.

Agora, levando para o lado do sistema corporal humano, existem algumas tecnologias que de fato acabam nos ajudando para este controle e cuidados perante a nossa saúde, trazendo informações importantes para uma eventual análise e consequentemente providências a serem tomadas. Podemos citar por exemplo o conceito de “saúde digital”, conhecido como Smart Health, que abrange funcionalidades como Big Data, Internet das coisas (IoT), Cloud Computing, inteligência artificial, entre outros, para entregar saúde da forma mais eficiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Podendo agregar maior qualidade por exemplo na gestão hospitalar de forma mais inteligente, nos prontuários eletrônicos, nos atendimentos remotos, bem como sobretudo nos monitoramentos de pacientes com diagnósticos mais precisos.

O site da Smarthealthit, você encontrará uma galeria de aplicativos que trazem por exemplo: calculadoras de risco cardiovascular, Gráfico e acompanhamento de bilirrubina, painel de informações relevantes para o processo de tomada de decisão para o gerenciamento da dor do paciente, além de aplicativos voltados exclusivamente para saúde de crianças. Vale entrar no site e conhecer. 

Agora se você quiser de fato conhecer o poder desta indústria da saúde digital, basta entrar no Google Play para Android ou no App Store da Apple e digitar para procurar: Smart Health. Assim vai observar tamanha as opções de aplicativos para smartphone com o propósito de lhe ajudar a saber como está o seu sistema de carcaça humana. (Pelo menos o básico). Afinal, para melhor diagnóstico consulte o seu técnico ou melhor, seu médico.
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90