Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/03/2023 às 08h00min - Atualizada em 16/03/2023 às 08h00min

Celular meu, por onde andas, como estas, o que faz, o que possui e não possui

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Quando se fala em celular é praticamente unânime dizer que é parte integrante de nossa vida cotidiana. Seja por questões pessoais ou profissionais. Porém depois de adquirir um, no decorrer do tempo você começa perceber limitações ou recursos e funções que o mesmo não possui e seria as vezes imprescindível que tivesse. Mas é natural que grande parte das pessoas não pesquisem a fundo suas características técnicas e operacionais. Normalmente só preocupam mais se o celular possui ótima resolução de imagem para tirar fotos, se tem o mínimo de memória e talvez pergunte qual processador utilizado, se tem bom espaço de armazenamento, bem como saber se é “fininho”, leve, elegante.

Ué... mas isso já não seria o suficiente? Depende.

Digo depende porquê de fato vai muito de encontro com aquilo que está relacionado ao seu perfil de necessidade no que condiz situações pessoais e profissionais. Não somente de lazer e entretenimento. 

Será que me preocupo com questões como segurança, privacidade, tempo de vida útil, resistência, autonomia, conexões, comunicações, compatibilização, interações?

Por exemplo, no quesito depreciação:

Se olharmos para a depreciação do preço do dia de lançamento dos dispositivos novos e em uma caixa, não o valor inicial de troca acima, os dados são muito mais chocantes. Veja:

  • 9 meses após o lançamento do Sansung Galaxy S20 Ultra, o preço de recompra foi de – 64,71% do seu valor de varejo original.
  • Em comparação no mesmo período de novo meses desde o lançamento, o IPhone 11 Pro Max perdeu -32,22% de seu valor de varejo original.

Veja no relatório completo todo estudo realizado nos anos de 2020 e 2021 e que não mudaram muito o panorama até hoje.

Em um comparativo agora sobre quais seriam as marcas que fabricam os celulares mais robustos / resistentes, foram pesquisados como fontes de referência, na PhoneArena, ZedNET e DigitalCameraWorld, onde grande parte referenciou Samsung, Nokia, Motorola, dentre outros. Clique em cada uma das referências para ter a análise detalhada.

No que refere-se sobre especificamente a autonomia (duração da bateria) do celular, conforme pesquisa da Oficina da Net, em 2022 estiveram mais na frente: Samsung, Motorola e Xiaomi.

Para testes gerais em seu celular para saber se está tudo funcionalmente e operacionalmente sem problemas para Android tem o app “Teste seu Android” e para IOS o “Phone Checker - Test My Device” que podem ser baixados.

Agora, surgindo uma situação em que venha precisar estabelecer uma comunicação com uma Smart TV, ou passando por um projetor / data show, muito utilizado por professores, palestrantes, que precisam apresentar algo para seu público, será necessário que seu celular possua uma tecnologia chamada MHL (Mobile High-Definition Link), Link de Alta definição Móvel. Para este tipo de checagem, verifique se o seu celular tem uma porta USB tipo C, (para ter suporte HDMI); utilize  o MHL CHEKCER que poderá ser instalado como app em seu celular Android e saberá se o mesmo terá suporte para esta tecnologia ou não.

Outro recurso interessante é o NFC (Near Field Communication), ou seja, comunicação ou transferência de dados por aproximação, que é um recurso muito utilizado e comumente encontrado em smartwatches, cartões de crédito e máquinas de pagamento, onde facilita e agiliza procedimentos de acesso e transações comerciais.  Para saber no Android se tem este recurso, costuma ser simples: Abra o aplicativo de configurações; toque na barra de pesquisa, depois digite “NFC. Quanto para aparelhos Iphone o NFC está presente desde o iPhone 6. A partir do iPhone X, o iOS já conta com um sistema de leitura passiva: ou seja, não é necessário ativar o NFC no iPhone manualmente, o próprio dispositivo identifica qualquer tentativa de aproximação.

Outra coisa que as vezes pode passar batido nas verificações antes de adquirir um novo celular seria a frequência, ou seja, saber se o mesmo já possui o recurso Wi-Fi 5GHz. Não apenas 2.4GHz, que é mais comum ter. O Wi-Fi 5GHz oferece muito mais velocidade, mas a uma distância menor. E isso pode fazer uma diferença considerável em algumas situações que venha precisar. 

Existem ainda para os mais minuciosos, os chamados sensores. Que acabam ajudando de diversas maneiras. Alguns por exemplo:

  • Acelerômetro: ele que faz a troca da posição retrato para o modo paisagem na interface e exibir sua velocidade atual em um aplicativo de mapas.
  • Giroscópio: colabora com o acelerômetro a compreender de que maneira o celular está orientado – ele adiciona uma camada extra de precisão.
  • Magnetômetro: irá mensurar os campos magnéticos e desta forma dizer para qual lado está o norte, ao diferenciar sua tensão de saída para o celular.
  • GPS: se conecta com múltiplos satélites e então calcula onde você está, baseado nos ângulos das intersecções.

Além de outros sensores como de infravermelho, de impressão digital, que acabam sendo recursos fundamentais para prover o processo de segurança ao lhe identificar. 

Portanto, vale gastar um tempinho e fazer um estudo, pesquisar, avaliar e analisar bem aquilo que de fato você necessita em termos produtivos para que seu celular possa ser bem utilizado tanto para questões pessoais quanto profissionais. Você pode inclusive levar este artigo antes de comprar para debater com o vendedor. Pode ser que nem ele saiba a existência de alguns recursos.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90