Os resultados da aplicação da Pedagogia Logosófica na educação da infância e da adolescência vêm se evidenciando na formação de jovens e adultos com marcada disposição para o estudo, para a aprendizagem, capazes de pensar por conta própria e ser livres na mais ampla acepção da palavra
Uma linha pedagógica pode ser vista como o estudo de ideais educacionais, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios mais eficientes para realizar esses ideais. Neste sentido, toda pedagogia apoia-se em uma concepção de ser humano e de mundo, como base para a construção de seus ideais educacionais.
A Pedagogia Logosófica fundamenta-se na Logosofia, ciência que traz concepções originais sobre o homem, a vida, Deus, o Universo e suas Leis. Neste artigo, são focalizados aspectos da concepção de homem ensinada pela Logosofia e como esta concepção apoia uma educação baseada no conhecimento de si mesmo, sendo efetiva a partir da realização desse conhecimento pelo próprio educador.
Para a Logosofia, o ser humano possui uma configuração biopsicoespiritual, ou seja, além de sua natureza biológica ou física, possui os mecanismos psicológico e espiritual. Nessa concepção, a articulação harmônica e equilibrada das partes psicológica e espiritual cumpre funções importantes no processo de aprendizagem ao longo da vida.
Um dos objetivos da Pedagogia Logosófica é favorecer a formação integral do educando, estimulando e orientando o desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade em todas as fases do processo educativo da criança, do adolescente e do jovem. Um dos resultados mais importantes da aplicação dessa linha pedagógica é o desenvolvimento harmônico dos organismos físico, psicológico e espiritual do indivíduo. Para alcançar esses resultados, o educando é estimulado a cultivar e desenvolver seu potencial intelectual e sensível.
No aspecto intelectual, a Pedagogia Logosófica tem por finalidade promover o desenvolvimento equilibrado dos recursos da inteligência, e não apenas da memória e da imaginação, como geralmente ocorre, com maior ou menor ênfase, na educação tradicional.
No aspecto sensível, o conceito que orienta esta forma de ensinar é o de que não basta ser inteligente; é necessário ser inteligente e sensível, pois os sentimentos são fatores equilibrantes da conduta e facilitadores de uma convivência saudável e de entendimento mútuo.
Como se realizam os ideais educacionais propostos pela Logosofia?
A Pedagogia Logosófica é uma concepção de educação que requer a participação ativa e consciente do educador nos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, a aplicação desta pedagogia na educação da criança e do adolescente depende da realização, pelo educador, de processos que conduzem ao conhecimento de si mesmo, ou seja: o domínio do próprio mecanismo psicológico e mental.
Atuando dessa forma, o docente se habilita para apresentar ao aluno algo concreto que faz parte de sua experiência. Essa forma de atuar difere muito da posição docente que se limita apenas a repetir o que foi estudado ou aprendido de forma intelectual sobre a psicologia do aluno, sem vinculação com a própria realidade psicológica.
Aplicar uma proposta inovadora como esta requer um corpo docente disposto a especializar-se em certos cultivos, pois a educação a ser praticada é, antes de tudo, uma educação pelo exemplo. Portanto, o professor há de se dispor a realizar em si mesmo aquilo que queira que os alunos venham a realizar, em termos dos valores pedagógicos propostos.
A aplicação da Pedagogia Logosófica resulta em pessoas que mostram valorizar a vida com noção clara de sua transcendência, de sua importância para si e para os demais, conduzindo-a com acerto, equilíbrio e sensatez e colaborando ativa e conscientemente para a melhoria da sociedade em que vivem.