Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/06/2020 às 10h44min - Atualizada em 27/06/2020 às 10h44min

Novidades apresentadas pela Apple na WWDC 2020

PAULO SANT'ANNA
Nesta última semana ocorreu a Worldwide Developers Conference, a famosa WWDC 2020, que é a conferência oficial da Apple para desenvolvedores. Devido a pandemia, o evento foi realizado pela primeira vez de forma totalmente online. Como sempre se esperavam alguns anúncios por parte da gigante da maçã, alguns rumores já haviam vazado em portais especializados, mas que mesmo assim causaram impacto no mercado de tecnologia. Dentre as principais novidades apresentadas podemos destacar as seguintes:
 
Transição da arquitetura de processadores Intel para ARM nos Notebooks e Desktops
Esse anúncio representa o fim da era de processadores Intel nos Macs, que possuirão, já a partir deste ano, chips projetados pela própria Apple, porém com processadores da arquitetura ARC. Os chips foram nomeados “Apple Silicon” e prometem uma melhora na eficiência energética aliada com uma performance mais aprimorada. Essa transição levará dois anos para terminar. A última grande mudança na arquitetura de processadores foi realizada há 15 anos, quando na WWDC 2005 foi anunciada a substituição de chips PowerPC, para os atuais baseados em x86 fabricados pela Intel.
 
MacOS 11.0 Big Sur
Nova versão do sistema operacional para Macs, que já terá suporte aos novos chips com arquitetura ARM, teve a sua interface gráfica redesenhada oferecendo transições e passando a ter efeitos visuais e ícones semelhantes ao sistema iOS para iPhones. Outra novidade é que Macs que possuam processadores Apple Silicon poderão instalar, de forma nativa, aplicativos desenvolvidos para iPad e iPhone, que também têm processadores ARM, em seu notebook ou computador.
 
iOS 14
Atualização de versão do sistema operacional para iPhones trará novas formas de organização visual para facilitar a experiência do usuário. Destaque para o novo App Library, que vai propiciar uma melhor organização dos aplicativos, com categorias e sugestões inteligentes baseadas nos apps que você usa e busca, considerando o tempo de uso, a localização e a atividade do usuário. Chamou atenção também o novo aplicativo de tradução, que irá suportar 11 línguas diferentes em tempo real, mesmo que o telefone esteja offline. Outro ponto positivo é o recurso PiP (Picture in Picture), que vai permitir o acesso a outros apps enquanto vídeos são exibidos e as ligações recebidas não mais ocuparão toda a tela do celular, aparecendo apenas no topo da tela.
 
Atualizações nos sistemas para iPad, Apple Watch e AirPods
Também foram anunciados novos recursos e ferramentas nos sistemas iPadOS para iPad, WatchOS para Apple Watch, que agora passa a monitorar o sono da pessoa e AirPodsOS para AirPods, que recebeu um novo sistema de áudio espacial.
 
Esse foi apenas um pequeno resumo, já muitos outros anúncios foram feitos. Sem dúvida o WWDC foi uma grande festa para os que gostam de tecnologia e principalmente dos produtos da Apple.
 
Até a próxima coluna!



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90