Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/02/2020 às 09h00min - Atualizada em 16/02/2020 às 09h00min

Cuidados na utilização de carregadores USB públicos

PAULO SANT'ANNA

Você está na rua, seu celular está com a bateria quase no fim e você precisa fazer uma ligação, está aguardando uma mensagem ou precisa ler um e-mail. Ou você está em viagem ou passeio, sua bateria está acabando e você precisa tirar uma foto importante, gravar um vídeo, verificar um mapa ou utilizar um aplicativo para chamar um transporte.

Eis que você encontra um toten com os cabos disponíveis para carregar os aparelhos em um hotel, loja, praça de alimentação, aeroporto ou até mesmo em um táxi e sem pestanejar pluga seu aparelho para dar uma carga a fim de prolongar a sua utilização, até porque não podemos ficar off-line, correto?

Quem nunca passou por alguma dessas situações? Me arrisco a dizer que grande parte dos leitores já se viram em algum dos exemplos citados.

Os estabelecimentos comerciais e públicos cada vez mais vêm oferecendo a possibilidade de carregar aparelhos celulares, até mesmo como um diferencial e um atrativo para o consumidor. Porém, poucos se atentam aos riscos evidentes à privacidade que sofremos ao utilizar um aparentemente “inofensivo” carregador de celular. Mas quais seriam os riscos?

Pensem da seguinte forma. Neste caso do cabo disponibilizado, uma das pontas você pluga na entrada de carregar no celular e a outra ponta em formato USB, normalmente não está exposta pois está dentro de um toten, um móvel ou algo similar, sendo que pode estar plugado a um computador ou dispositivo modificado e configurado para capturar os dados do aparelho conectado. Inclusive, assim como eram feitos antigamente com o dispositivo chamado “chupa-cabra” nos caixas eletrônicos, esses dispositivos de interceptação em sua grande maioria estão instalados sem que o estabelecimento que oferece esse serviço ou facilidade tenha conhecimento.

Pode parecer paranoia, mas sim, existem casos reais e devemos nos atentar quanto a isso para evitar transtornos e o vazamento de informações confidenciais, fotos e demais documentos que por ventura estejam no seu telefone celular. Então quais seriam as recomendações para nos precavermos deste tipo de ameaça?

  • Não utilize os carregadores públicos. Procure comprar um carregador portátil. Atualmente existem modelos com preço bem acessível. Além de comprar obviamente sempre se preocupe em carregar antes de sair de casa

  • Em locais públicos, sempre carregue seu celular na tomada

  • Se não houver alternativa e realmente você precisar carregar seu celular via cabo, desligue seu aparelho, a fim de reduzir os riscos de captura de dados.

Até a próxima coluna!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.












 

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90