Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2020 às 10h05min - Atualizada em 17/01/2020 às 10h05min

Ser E não ser: os desafios da escolha profissional

ELISA AIRES E KAROLLYNE DE SOUSA | PSICÓLOGAS E MEMBROS DA ABOP
“Mamãe mandou eu escolher este daqui, mas como eu sou muito teimoso eu escolhi este daqui.”

Essa brincadeira representa uma vivência da necessidade e da dificuldade quando é preciso escolher. Desde muito cedo lida-se com essa tarefa, sabendo ou não o que se quer. Diante das angústias suscitadas por ter que tomar uma decisão, recorre-se, algumas vezes, a soluções mágicas, na tentativa de escapar da responsabilidade que envolve o momento, como também, de querer garantir um futuro com felicidade plena.

Uma das primeiras grandes escolhas a ser realizada é quando, ainda jovens, com cerca de 17/ 18 anos, precisará decidir qual profissão exercerá. Muitos ficam tão ansiosos em encontrar uma resposta rápida sobre o curso a ser escolhido, que se preocupam mais com a decisão em si, a resposta final, do que investigar o que é importante para ele mesmo. Toda escolha envolve um processo de reflexão e coleta de informações. Exemplos simples como a decisão por um prato em um restaurante ou a roupa que se vai vestir para sair hoje de casa, mostram como a escolha está presente em cada área da vida, fazendo-se necessário pensar sobre ela. A decisão será por um prato que nunca provou? Está disposto a arriscar? Sou alérgico a algum ingrediente? Quer provar novos sabores? Ou irá no mesmo pedido de sempre, optando pelo conhecido e evitando alguma sensação nova, ou mesmo desconfortável? Vale a pena arriscar para conhecer o novo? No caso da roupa, pode-se observar o clima do dia, a cor que gosta, manter-se no mesmo estilo ou ousar um pouco mais. Decidir uma carreira profissional envolve um processo reflexivo, questionador, curioso, explorador como demonstrados nesses exemplos do cotidiano. Fica uma importante pergunta: como costuma escolher os amigos, passeios, livros, filmes, roupas, alimentos? Abrir-se para novos questionamentos proporcionará mais autoconhecimento e abertura para novas possibilidades de experiências na vida.

O resultado do ENEM se aproxima e junto dele a tomada de decisão. Existem algumas questões fundamentais que colaboram com aqueles que vivenciam este momento. Ter dúvidas é normal e até mesmo saudável. Um bom sinal de que você está comprometido com seu futuro.

Toda profissão é importante e contribui de diferentes formas para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas e do mundo. O curso/profissão a ser escolhido precisará ser interessante o bastante para você, porque assim mantear-se desejoso em aprender, a enfrentar os obstáculos existentes no percurso e disposto a reinventar-se quando necessário.

Procure refletir: O que me chama atenção no mundo? Presto mais atenção nas pessoas ou nos objetos? Nas conversas ou nas técnicas? Gosto de compreender como funcionam as máquinas, tecnologias? Gosto de estar em lugares abertos, ao ar livre, ou escritórios, trabalhando em grupo ou individualmente? Chama-me atenção os animais, o meio ambiente, o corpo humano? Que assuntos me fazem querer saber mais? O que eu passaria horas observando ou investigando? Em que tenho habilidade?  Em qual tipo de atividade posso aproveitar as minhas características? O que sei sobre determinada profissão? Por que ela me interessa? Será que não estou idealizando demais alguma carreira? Tudo isso pode te ajudar a perceber características sobre quem você é. Por meio desse autoconhecimento que você poderá investigar os elementos que compõem cada profissão.

Depois de refletir sobre cada uma dessas questões, busque um guia de profissões, para que você possa relacionar seus gostos, preferências, estilo, às várias opções de curso, que podem ser de graduação, técnicos ou tecnológicos. Conversar com estudantes e profissionais das suas áreas de interesse colabora para esclarecer suas dúvidas e desmistificar certezas.

Toda profissão tem vantagens e desvantagens, e nenhuma irá contemplar tudo que se deseja. Haverá de se eleger prioridades. Por exemplo, gosto de rotina e cogito ser jornalista. Será possível conciliar? O quanto a rotina me é importante diante do meu interesse pelo jornalismo?

Escolher não é uma tarefa simples,sempre envolve perdas e algum nível de sofrimento. Ao realizar uma escolha profissional, decide-se quem será e quem não será. Ao escolher ser farmacêutico, não será engenheiro civil. É um processo de luto das opções e de formas de ser que ficarão para trás. Porém, terá algo que será seu, fruto de suas reflexões, em que poderá sempre investir e se aperfeiçoar.

Dessa forma, é importante conhecer-se mais, como também conhecer as profissões e a realidade ocupacional, porque escolher uma profissão é também escolher uma forma de viver. A sua profissão nunca poderá ser decidida com um “mamãe mandou”, porque precisará ser pensada. Não se apresse nesta tarefa, use seu tempo para refletir.  Cuidado para não escolher simplesmente pela pontuação das provas, ou para atender as expectativas de alguém sobre você, pois esses não são bons critérios de escolha. Aprovação não é apenas entrar em alguma faculdade, mas você se identificar com aquilo que escolheu. Uma decisão não pensada poderá gerar grandes insatisfações futuras.

A participação da família é de grande importância à medida em que oferece liberdade para que o jovem faça sua escolha com autonomia, incentivando-o a compreender sua escolha e fundamentalmente amparando e sendo continente com suas dúvidas e angústias.

Você está diante do resultado. Tudo se resume ao agora? Não. Se você estiver inseguro, talvez seja necessário um pouco mais de tempo para pensar ou procurar uma ajuda especializada que colabore com você. O ano está começando e com ele novos desafios, vitórias e obstáculos. Assim, é importante empenhar-se e lutar para a realização do que deseja.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamante, a opinião do Diário de Uberlândia.








 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90