Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2020 às 13h00min - Atualizada em 19/01/2020 às 13h00min

Perdeu arquivos? Opções de programa para tentar recuperar

PAULO SANT'ANNA

Quem nunca perdeu arquivos? Quem nunca apagou arquivos sem querer? Quem nunca esvaziou a lixeira do sistema e depois se deu conta que precisava dos arquivos que lá estavam e não tem outra cópia em outro lugar? Eu posso afirmar que se vocês ainda não passaram por essa situação ainda vão experimentá-la algum dia, seja por uma ação própria, por uma falha em um HD, ou um Pen drive que corrompeu.

Se o seu backup estiver em dia, você não terá problemas, basta recuperar os dados necessários e a vida segue em frente. Mas caso não tenha, como proceder nesta situação? Bom, existem duas situações que precisamos deixar claro. Se for uma falha física, como por exemplo, o HD do seu computador queimou de uma forma que o disco não inicializa ao ser energizado, ou o seu HD externo não inicializa ao plugar no computador, então se os dados forem realmente importantes você deverá enviar este equipamento para uma empresa especializada em recuperação de dados, que possui ferramentas e ambiente físico adequado para uma tentativa na recuperação desses dados. Temos boas opções na cidade.

Agora, se você apagou dados sem querer, ou se o seu hd/pendrive/hd externo aparece como formatado ou sem determinado arquivo que você precisa, então ocorreu uma falha lógica, proposital ou não, e existe sim a possibilidade de recuperação desses arquivos perdidos utilizando softwares específicos para recuperação de dados. Antes de mais nada se houver algum incidente no seu HD, como por exemplo, uma pasta ou arquivo sumiu ou está ilegível pelo sistema, procure não fazer qualquer outra ação que não tentar recuperar utilizando um dos softwares que eu vou listar agora ou chamar uma consultoria técnica especializada para auxiliar nesta questão.

Então eu vou listar 4 opções de softwares que eu já utilizei e recomendo para serem utilizados neste tipo de situação.

Software pago, a versão mais simples custa R$ 207,99. Disponível para computadores com Windows e Mac é de fácil utilização.

Excelente opção, sendo a versão mais simples para Windows ou Mac custa $79,99.

Muito simples de usar, possui uma versão gratuita que pode atender em certas situações. Disponível para computadores com Windows. A versão paga custa R$ 70,00.

Boa opção, a versão gratuita recupera somente até 2 GB de dados que para muitos pode ser o suficiente. Disponível para Windows e Mac.

Até o próximo domingo!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.










 

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90