Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/10/2019 às 09h00min - Atualizada em 13/10/2019 às 09h00min

O que fazer com seu computador ou notebook antigo – Parte 2

PAULO SANT'ANNA

Na última coluna falamos sobre o que fazer com aquele computador ou notebook antigo, que está encostado, obsoleto e não é mais utilizado. Pois bem, levando em consideração que o equipamento está funcionando e que você já tenha feito backup dos seus dados, eu vou passar mais algumas dicas que podem ajudar a trazer novamente utilidade para aquele equipamento velho.
 
Faça uma doação
O computador ou notebook pode não servir mais para você e suas atividades, porém pode ser de grande valia para alguma pessoa próxima que por ventura não tenha um computador ou uma instituição, igreja, ONG ou escola.
 
Console retrô
Computadores antigos são perfeitos para jogar aqueles games clássicos das gerações passadas, pois para isso não são necessários recursos de hardware aprimorados. Imagine poder jogar novamente os videogames que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 como Atari, Master System, NES, Super Nes, Mega Drive, Neo Geo entre outros. Na internet são disponibilizados diversos emuladores para cada uma dessas plataformas.
 
Acesso a serviços de streaming
Caso o equipamento não seja tão antigo talvez uma boa experiência ao ver filmes e séries utilizando serviços de streaming via internet, como Netflix e Telecine Play possa ser possível. Caso seja, plugue o equipamento na TV da sala e utilize como uma central de streaming.
 
Servidor de arquivos e fotos
Uma máquina antiga ser utilizada, caso tenha uma boa capacidade de armazenamento, para guardar fotos, vídeos, documentos e assim como no exemplo anterior, pode ser colocado na sala e ligado à TV, assim, pode ser uma experiência legal poder ver as fotos da última viagem em família ou do aniversário de um dos filhos em uma tela maior.
 
Máquina reserva/backup
Ficar sem um computador atualmente é complicado, pois dependemos de vários serviços via internet tanto para fins pessoais quanto profissionais. Então por que não deixar um equipamento preparado, funcional, para o caso de indisponibilidade do seu principal. De tempos em tempos cabe fazer uma revisão/atualização no equipamento.
Além disso, esse segundo computador ou notebook pode ser utilizado para armazenamento do backup dos seus dados, pode ser uma réplica do seu computador principal, sendo utilizado inclusive como um pequeno servidor. Esta é uma boa opção para pequenas empresas.
 
Firewall
Pode ser possível transformar aquele PC antigo em um servidor firewall em um pequeno escritório utilizando o sistema Linux. Assim seria possível ter um ambiente tecnológico mais seguro e controlado. Por ser da área e gostar muito do que faço eu admito que tenho bastante dificuldade em “desistir de um computador”, eu sempre procuro alguma alternativa, algum papel que aquele equipamento possa desempenhar mesmo já sendo de certa forma ultrapassado, mas eu espero com as dicas ter ajudado um pouco a quem estava na dúvida do que fazer.
Até o próximo domingo!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.





 

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90