A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais encerrou, no domingo (4), a Operação Rodovida Ano Novo nas rodovias federais que cortam o estado. Realizada ao longo de seis dias, a ação teve como foco principal combater a embriaguez ao volante, além da prevenção de acidentes de trânsito e a diminuição de condutas que colocam em risco a segurança no trânsito durante o período de maior fluxo nas estradas.
De acordo com o balanço divulgado pela PRF, entre 30 de dezembro a 4 de janeiro, 7.416 pessoas e 5.962 veículos foram fiscalizados. Neste período, foram registrados 193 acidentes de trânsito, que resultaram em um total de 18 mortes e deixaram mais 236 feridos nas rodovias federais do estado.
O combate à direção sob influência do álcool foi um dos principais focos da operação, tendo sido realizados, ao todo, 5.040 testes de alcoolemia, com 140 condutores autuados por embriaguez. Além disso, um motorista acabou preso por crime de trânsito.
EXCESSO DE VELOCIDADE E ULTRAPASSAGENS
O levantamento da PRF também apontou um alto número de infrações por excesso de velocidade. No total, 4.105 veículos foram flagrados por radares trafegando acima dos limites permitidos, quantidade superior à registrada durante a Operação Rodovida Natal 2025.
As ultrapassagens proibidas seguiram como uma das principais irregularidades observadas. Durante o feriado de Ano Novo, foram 811 motoristas autuados por esse tipo de infração, número significativamente maior que os 459 registros contabilizados no feriado de Natal.
A PRF também autuou 532 pessoas, condutores e passageiros pela não utilização do cinto de segurança com o veículo em movimento. Segundo a PRF, os dados reforçam a necessidade de conscientização dos motoristas e do respeito às normas de trânsito, especialmente em períodos de maior tráfego nas rodovias.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Quatro homens são presos após furtarem cabos de torre de telefonia em Uberlândia
