Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/10/2024 às 12h55min - Atualizada em 03/10/2024 às 12h55min

Festa do Congado realiza cerimônias de encerramento em Uberlândia

Celebrações começam nesta sexta (4) e se estendem até o dia 14 de outubro

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ternos vão fazer cerimônia benzimento e hasteamento das bandeiras na praça do Rosário, no Centro de Uberlândia I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

A Festa do Congado em Uberlândia está chegando à etapa final em sua edição de 2024. Após três meses de eventos, os ternos vão iniciar nesta sexta-feira (4) a novena em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, com uma cerimônia de benzimento e hasteamento das bandeiras na praça da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na praça do Rosário, no Centro da cidade.

Com 147 anos de história, os festejos da manifestação cultural e religiosa iniciaram em julho, e contaram com repasse de R$ 270 mil pela Lei Orçamentária Anual (LOA). O festejo faz parte da tradição religiosa de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam e cantam pelas ruas em celebração às santidades e, neste ano, agregam o louvor à Santa Efigênia. Na abertura, nesta sexta-feira, as atividades começarão às 18h, com o deslocamento do cortejo de grupos de congado, a partir do Centro Municipal de Cultura, até a praça da do Rosário.

As novenas seguirão até o dia 12, sempre das 18h às 22h, com a reza do terço, a realização de leilões e a presença dos grupos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques, conforme escala feita pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa solene acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, das 7h às 23h, com os ternos de congado percorrendo diversas vias da cidade.

Em 13 de outubro, a programação terá início na rua Prata, 890, rumo à Igreja do Rosário. A partir das 16h, será realizado o reinado em diferentes pontos da cidade, seguido da condução dos Reis-festeiros até a Igreja do Rosário e São Benedito, onde, às 18h, acontecerá a procissão seguida de missa campal e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.

A festa será finalizada no dia 14 com a visita dos ternos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques aos devotos e Reis-festeiros em diferentes pontos de Uberlândia. A partir das 18h, está programada a troca de coroas com os festeiros de 2025 e a despedida dos grupos.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia recebe show de ilusionismo em novembro; ingressos estão à venda


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90